"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 14980

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Enfermagem
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Sim
Primeiro autor Tatiane Roséli Alves Castro
Orientador LILIAN FERNANDES ARIAL AYRES
Título Atividades de um projeto de extensão acadêmica com mulheres grávidas, casais e familiares em tempos de pandemia
Resumo Introdução: O projeto de extensão “O grupo educativo como forma de cuidado à saúde do casal grávido, puérpera e familiares” tem como objetivo principal o cuidado com as mulheres em seu período gravídico – puerperal. Desenvolvemos ações educativas para casais grávidos, puérperas e famílias do município de Viçosa (MG). O projeto é um espaço dialógico-reflexivo, possibilita a presença popular, valorização do diálogo, autonomia das gestantes, conhecimento científico aos profissionais de saúde e membros do projeto. Objetivo: Relatar a experiência de discentes do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa - UFV na execução das atividades do projeto de extensão. Principais ações: A metodologia de trabalho é baseada na teoria metodológica da educação dialógica do filósofo Paulo Freire. O campo de atuação do projeto é amplo, perpassando o campus da Universidade Federal de Viçosa (UFV) à comunidade. Em média, o número de participantes do projeto é de 13 pessoas. Atualmente, os grupos educativos são desenvolvidos via aplicativo de videoconferência, total de 07 encontros virtuais com gestantes, casais e familiares nos anos de 2020 e 2021, com os seguintes temas: “Uma experiência positiva para o parto”, “Amamentação”, “Cuidados com o recém-nascido”, “Puerpério e adaptações no período pós-parto”, “Indicações de cesárea: mito ou verdade” “Trabalho de parto”, “Fisiologia do parto”. Além disso, foram realizados 05 grupos de estudo com os temas: “Assistência domiciliar puerperal e orientações em tempos de pandemia do COVID-19”, “O pré–natal coletivo” e “Amamentação”, “Métodos contraceptivos” e “Mindfulness na gestação. Ocorreram 02 Reuniões Científicas via aplicativo de videoconferência, aberta ao público, com os seguintes temas: “Assistência ao pré–natal do parceiro: um olhar humanizado”. e a segunda palestra “O papel do enfermeiro na consulta de puericultura”. Foram elaboradas cerca de 34 postagens nas mídias sociais com intuito informativo à população. Foi possível elaborar 05 resumos científicos para congressos e publicações em periódicos. Resultados alcançados: Resgate da autonomia da mulher sobre o ciclo gravídico puerperal; Contribuição sobre o entendimento aos Direitos destinados à gestante; Colaborou para a capacitação interna da equipe do projeto e disseminação de informações por meio das reuniões científicas e pôster educativos via mídia social; Proporcionou aos acadêmicos envolvidos uma visão ampliada, crítica e reflexiva sobre o ciclo gravídico-puerperal, potencializando assim, as boas práticas em saúde. Conclusões: O projeto de extensão é uma estratégia de formação e de conhecimento para as gestantes na fase primordial para saúde da mulher e do bebê, assim como para os demais integrantes do ciclo familiar. Dessa forma, os ensinamentos realizados valorizam a mulher tornando-as mais confiantes e preparadas para essa fase, fornecendo também aos alunos formas de aperfeiçoamento, engajamento na comunidade e enriquecimento profissional.
Palavras-chave Educação em Saúde, Enfermagem, Gravidez
Forma de apresentação..... Vídeo
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