"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 14973

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Nutrição
Setor Departamento de Nutrição e Saúde
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Sim
Primeiro autor Lara Carvalho Coelho
Orientador SILVIA ELOIZA PRIORE
Outros membros BIANCA APARECIDA LIMA COSTA, LUIZA CARLA VIDIGAL CASTRO, Nírcia Isabela Andrade Pereira, Sílvia Oliveira Lopes
Título Presença de rótulos e contribuição com a adequação de produtos de uma feira de economia solidária e agricultura familiar.
Resumo Introdução: A rotulagem nutricional é definida como toda a descrição destinada a informar o consumidor sobre as propriedades nutricionais de um alimento, compreendendo a declaração de principais nutrientes e de seu valor energético. Esta possui relação com a educação alimentar e nutricional e pode subsidiar a tomada de decisões por parte dos indivíduos. Objetivo: Verificar a presença de rótulos e contribuir com a adequação de produtos de uma feira de economia solidária e agricultura familiar. Metodologia: Trata-se de um estudo de intervenção realizado com produtores de alimentos processados e minimamente processados comercializados em uma feira de economia solidária e agricultura familiar na Zona da Mata de Minas Gerais, que conta com duas etapas. A primeira deu-se pela verificação da presença de rótulos completos e incompletos/ausentes dos produtos que eram comercializados, utilizando-se lista baseada nas resoluções 259/02, 359/03, 269/05, 54/12, 26/15 e 136/17 referentes às informações que necessitam estar presentes. Após esta, ocorreu a padronização dos produtos em relação ao peso, tamanho e características sensoriais, realizada na cozinha do laboratório de técnica dietética da Universidade Federal de Viçosa, com construção de receitas junto aos agricultores, para assim realizar a construção dos rótulos completos, confeccionados por uma graduanda e bolsista de iniciação científica. Este projeto foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa com seres humanos da UFV (3.113.696.) Resultados: Foram avaliados 11 empreendimentos que comercializam seus produtos na feira, totalizando 72 produtos. Desses, observou-se que 12,5% (n=9) possuíam rótulos completos, em 47,2% (n=34) as informações estavam incompletas e 40,3% (n=29) não continha rotulagem. Além disso, as principais informações que não estavam contidas nos rótulos dos produtos eram: identificação de indústria brasileira, declaração de presença de lactose e as informações nutricionais dos produtos, todas estas com 87,5% (n=63) de ausência. Após a verificação, foram realizadas capacitações individuais com cada produtor para padronização dos produtos comercializados, e realizou-se a construção de 53 rótulos completos que foram entregues aos produtores em um momento de capacitação conjunta, cujo objetivo foi demonstrar a importância da rotulagem correta dos produtos comercializados. Conclusão: A inclusão de rótulos de alimentos são um elemento essencial de comunicação entre os consumidores e os produtos adquiridos, os quais contribuem para sustentar a tomada de escolhas alimentares mais saudáveis e adequadas ao consumo humano. Além disso, é um avanço para o produtor, que tem possibilidade de aumentar suas vendas para mercados institucionais trazendo maior rentabilidade à família. Agradecimentos à FAPEMIG, CNPq e CAPES pela concessão da bolsa e pelo financiamento do projeto executado.
Palavras-chave Segurança alimentar, Rotulagem de alimentos, Agricultura Familiar
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
Gerado em 0,64 segundos.