Resumo |
Introdução: A rotulagem nutricional é definida como toda a descrição destinada a informar o consumidor sobre as propriedades nutricionais de um alimento, compreendendo a declaração de principais nutrientes e de seu valor energético. Esta possui relação com a educação alimentar e nutricional e pode subsidiar a tomada de decisões por parte dos indivíduos. Objetivo: Verificar a presença de rótulos e contribuir com a adequação de produtos de uma feira de economia solidária e agricultura familiar. Metodologia: Trata-se de um estudo de intervenção realizado com produtores de alimentos processados e minimamente processados comercializados em uma feira de economia solidária e agricultura familiar na Zona da Mata de Minas Gerais, que conta com duas etapas. A primeira deu-se pela verificação da presença de rótulos completos e incompletos/ausentes dos produtos que eram comercializados, utilizando-se lista baseada nas resoluções 259/02, 359/03, 269/05, 54/12, 26/15 e 136/17 referentes às informações que necessitam estar presentes. Após esta, ocorreu a padronização dos produtos em relação ao peso, tamanho e características sensoriais, realizada na cozinha do laboratório de técnica dietética da Universidade Federal de Viçosa, com construção de receitas junto aos agricultores, para assim realizar a construção dos rótulos completos, confeccionados por uma graduanda e bolsista de iniciação científica. Este projeto foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa com seres humanos da UFV (3.113.696.) Resultados: Foram avaliados 11 empreendimentos que comercializam seus produtos na feira, totalizando 72 produtos. Desses, observou-se que 12,5% (n=9) possuíam rótulos completos, em 47,2% (n=34) as informações estavam incompletas e 40,3% (n=29) não continha rotulagem. Além disso, as principais informações que não estavam contidas nos rótulos dos produtos eram: identificação de indústria brasileira, declaração de presença de lactose e as informações nutricionais dos produtos, todas estas com 87,5% (n=63) de ausência. Após a verificação, foram realizadas capacitações individuais com cada produtor para padronização dos produtos comercializados, e realizou-se a construção de 53 rótulos completos que foram entregues aos produtores em um momento de capacitação conjunta, cujo objetivo foi demonstrar a importância da rotulagem correta dos produtos comercializados. Conclusão: A inclusão de rótulos de alimentos são um elemento essencial de comunicação entre os consumidores e os produtos adquiridos, os quais contribuem para sustentar a tomada de escolhas alimentares mais saudáveis e adequadas ao consumo humano. Além disso, é um avanço para o produtor, que tem possibilidade de aumentar suas vendas para mercados institucionais trazendo maior rentabilidade à família. Agradecimentos à FAPEMIG, CNPq e CAPES pela concessão da bolsa e pelo financiamento do projeto executado. |