"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 14968

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Química Analítica
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa PIBIC Ensino Médio
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Maria Eulália Silva Queiroz
Orientador ODILAINE INACIO DE CARVALHO DAMASCENO
Título Aplicação da Química Verde no gerenciamento de resíduos gerados em aula prática de Química do CAp-COLUNI/ UFV
Resumo Frente ao intenso desenvolvimento industrial e tecnológico das últimas décadas e o consequente aumento da produção de rejeitos provenientes de atividades químicas laboratoriais, as questões ambientais ganharam destaque. Logo, tem-se buscado formas de solucionar ou mitigar os impactos negativos do descarte desses contaminantes, aplicando-se os princípios da Química Verde, que visa a busca por alternativas para a redução ou eliminação da geração de resíduos tóxicos. Dessa forma, considerando os resíduos gerados nas aulas práticas de Química nos laboratórios do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa e seus impactos no ambiente, esse estudo objetiva, principalmente, desenvolver um procedimento para tratar o resíduo gerado na aula intitulada "Reações endotérmicas e exotérmicas", assim como também propor intervenções no procedimento atual. Nesta aula, para a execução da reação endotérmica, são utilizados como reagentes o tiocianato de amônio e o hidróxido de bário octahidratado, sendo gerados cerca de 250 mL de resíduo no total. Atribui-se elevada toxicidade a esse descarte devido a presença de íons bário, íons tiocianato e gás amônia. Sendo assim, três alternativas de modificação do experimento foram consideradas: i) utilização das massas dos reagentes em quantidades estequiométricas; ii) redução de 50% das massas dos reagentes e; iii) substituição do reagente tiocianato de amônio por cloreto de amônio. Para tanto, os procedimentos modificados foram realizados em laboratório, a fim de certificar que os objetivos educacionais da aula não seriam prejudicados. Todos os procedimentos modificados apresentaram resultados favoráveis, contribuindo, principalmente, para a redução da quantidade de resíduo gerado. O tratamento do resíduo gerado foi realizado para o procedimento com o reagente cloreto de amônio, sendo que o gás amônia foi recolhido em água acidulada, mediante aquecimento, e o íon bário precipitado, pela adição de solução de ácido sulfúrico, como sulfato (KPS = 1,1 x 10^-10), nesta ordem. Por fim, a solução amoniacal foi neutralizada para o valor do pH permitido pela Resolução 430 do CONAMA (2011), descartada sob água corrente, e o sulfato de bário, obtido após a filtração simples, foi secado em estufa, acondicionado em frasco apropriado e armazenado para ser reutilizado. Logo, conclui-se que é possível aplicar os preceitos da Química Verde em aulas práticas, por meio da redução das massas dos reagentes – utilizando-se 50% das massas ou as quantidades estequiométricas – ou da substituição de reagente, além do tratamento do resíduo, diminuindo ou eliminando, portanto, a quantidade e a toxicidade de rejeitos eliminados no ambiente.
Palavras-chave Química Verde, gerenciamento, toxicidade.
Forma de apresentação..... Vídeo
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