Resumo |
Frente ao intenso desenvolvimento industrial e tecnológico das últimas décadas e o consequente aumento da produção de rejeitos provenientes de atividades químicas laboratoriais, as questões ambientais ganharam destaque. Logo, tem-se buscado formas de solucionar ou mitigar os impactos negativos do descarte desses contaminantes, aplicando-se os princípios da Química Verde, que visa a busca por alternativas para a redução ou eliminação da geração de resíduos tóxicos. Dessa forma, considerando os resíduos gerados nas aulas práticas de Química nos laboratórios do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa e seus impactos no ambiente, esse estudo objetiva, principalmente, desenvolver um procedimento para tratar o resíduo gerado na aula intitulada "Reações endotérmicas e exotérmicas", assim como também propor intervenções no procedimento atual. Nesta aula, para a execução da reação endotérmica, são utilizados como reagentes o tiocianato de amônio e o hidróxido de bário octahidratado, sendo gerados cerca de 250 mL de resíduo no total. Atribui-se elevada toxicidade a esse descarte devido a presença de íons bário, íons tiocianato e gás amônia. Sendo assim, três alternativas de modificação do experimento foram consideradas: i) utilização das massas dos reagentes em quantidades estequiométricas; ii) redução de 50% das massas dos reagentes e; iii) substituição do reagente tiocianato de amônio por cloreto de amônio. Para tanto, os procedimentos modificados foram realizados em laboratório, a fim de certificar que os objetivos educacionais da aula não seriam prejudicados. Todos os procedimentos modificados apresentaram resultados favoráveis, contribuindo, principalmente, para a redução da quantidade de resíduo gerado. O tratamento do resíduo gerado foi realizado para o procedimento com o reagente cloreto de amônio, sendo que o gás amônia foi recolhido em água acidulada, mediante aquecimento, e o íon bário precipitado, pela adição de solução de ácido sulfúrico, como sulfato (KPS = 1,1 x 10^-10), nesta ordem. Por fim, a solução amoniacal foi neutralizada para o valor do pH permitido pela Resolução 430 do CONAMA (2011), descartada sob água corrente, e o sulfato de bário, obtido após a filtração simples, foi secado em estufa, acondicionado em frasco apropriado e armazenado para ser reutilizado. Logo, conclui-se que é possível aplicar os preceitos da Química Verde em aulas práticas, por meio da redução das massas dos reagentes – utilizando-se 50% das massas ou as quantidades estequiométricas – ou da substituição de reagente, além do tratamento do resíduo, diminuindo ou eliminando, portanto, a quantidade e a toxicidade de rejeitos eliminados no ambiente. |