"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 14964

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Letras
Setor Departamento de Letras
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Ariana Ágda Lopes de Paula
Orientador Francis Paulina Lopes da Silva
Título Adaptação de contos infantis clássicos para a Literatura Surda
Resumo Este estudo fundamenta-se no pressuposto de que, segundo Antonio Candido (1972), a literatura tem função humanizadora, por sua capacidade de confirmar a humanidade do homem, indo além do viés científico e analítico, contribuir para a formação da personalidade humana. Ao suprir a necessidade universal humana de ficção e poesia, a leitura do texto literário possibilita o conhecimento de si e do mundo. Paulo Freire afirma que “a leitura de mundo precede a leitura da palavra” (2011, p. 19) e, para Vygotsky (2001), o desenvolvimento do pensamento e da linguagem na criança ocorre a partir das suas interações sociais. Assim, pelo conhecimento de mundo, a criança, ao aprender a ler e iniciar o contato com o texto literário, estabelecerá as conexões necessárias para ler e entender a palavra. Em se tratando da realidade da criança surda, agravam-se as relações que compõem o conhecimento. Cerca de 95% das crianças surdas têm pais ouvintes, que em geral ignoram a Língua de Sinais, o que dificulta as relações pessoais, a comunicação e o desenvolvimento ideal de uma língua. Na interação escolar onde, segundo Schelp (2009), o aluno surdo não chega com as mesmas habilidades de um ouvinte; é deficitário o aprendizado dos conteúdos pela criança surda, principalmente em leitura, compreensão e escrita, também porque nesse contexto, em geral, não se considera que a primeira língua do surdo é a Língua de Sinais e a cultura surda que a envolve. Strobel (2008, p. 24) afirma que a cultura surda se constitui de experiências visuais, a partir do “jeito de o sujeito surdo entender o mundo” e Karnopp (2006) considera de suma importância, a literatura surda para tais minorias linguísticas, como um importante meio de afirmação de suas tradições culturais. Esta pesquisa estuda adaptações de textos clássicos da literatura infantil para a realidade surda, aproximando-se com as histórias de vida e identidades surdas. Esta dissertação, integrando o Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Viçosa, objetiva analisar, na perspectiva do ensino de Literatura, do letramento e da teoria da adaptação, os contos infantis adaptados “Rapunzel Surda” e “Patinho Surdo”, a partir dos contos originais “Rapunzel” e “O Patinho Feio”. Consideram-se os conceitos de cultura surda e representação do sujeito surdo e a forma como se traduzem nos contos, enfatizando-se a importância de obras da Literatura Surda na formação do leitor surdo. O estudo, ainda em desenvolvimento, apresenta-se nos moldes da pesquisa documental, revisão bibliográfica e análise do corpus escolhido. Como resultados preliminares, destaca-se a necessidade de uma metodologia voltada para o ensino de Literatura nas escolas, considerando-se a bagagem cultural diversa dos alunos, que represente as minorias e eleve o conhecimento sobre o outro, cumprindo, assim, a função humanizadora da Literatura.
Palavras-chave Literatura e Ensino, Literatura Surda, Cultura Surda
Forma de apresentação..... Vídeo
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