Resumo |
Este estudo fundamenta-se no pressuposto de que, segundo Antonio Candido (1972), a literatura tem função humanizadora, por sua capacidade de confirmar a humanidade do homem, indo além do viés científico e analítico, contribuir para a formação da personalidade humana. Ao suprir a necessidade universal humana de ficção e poesia, a leitura do texto literário possibilita o conhecimento de si e do mundo. Paulo Freire afirma que “a leitura de mundo precede a leitura da palavra” (2011, p. 19) e, para Vygotsky (2001), o desenvolvimento do pensamento e da linguagem na criança ocorre a partir das suas interações sociais. Assim, pelo conhecimento de mundo, a criança, ao aprender a ler e iniciar o contato com o texto literário, estabelecerá as conexões necessárias para ler e entender a palavra. Em se tratando da realidade da criança surda, agravam-se as relações que compõem o conhecimento. Cerca de 95% das crianças surdas têm pais ouvintes, que em geral ignoram a Língua de Sinais, o que dificulta as relações pessoais, a comunicação e o desenvolvimento ideal de uma língua. Na interação escolar onde, segundo Schelp (2009), o aluno surdo não chega com as mesmas habilidades de um ouvinte; é deficitário o aprendizado dos conteúdos pela criança surda, principalmente em leitura, compreensão e escrita, também porque nesse contexto, em geral, não se considera que a primeira língua do surdo é a Língua de Sinais e a cultura surda que a envolve. Strobel (2008, p. 24) afirma que a cultura surda se constitui de experiências visuais, a partir do “jeito de o sujeito surdo entender o mundo” e Karnopp (2006) considera de suma importância, a literatura surda para tais minorias linguísticas, como um importante meio de afirmação de suas tradições culturais. Esta pesquisa estuda adaptações de textos clássicos da literatura infantil para a realidade surda, aproximando-se com as histórias de vida e identidades surdas. Esta dissertação, integrando o Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Viçosa, objetiva analisar, na perspectiva do ensino de Literatura, do letramento e da teoria da adaptação, os contos infantis adaptados “Rapunzel Surda” e “Patinho Surdo”, a partir dos contos originais “Rapunzel” e “O Patinho Feio”. Consideram-se os conceitos de cultura surda e representação do sujeito surdo e a forma como se traduzem nos contos, enfatizando-se a importância de obras da Literatura Surda na formação do leitor surdo. O estudo, ainda em desenvolvimento, apresenta-se nos moldes da pesquisa documental, revisão bibliográfica e análise do corpus escolhido. Como resultados preliminares, destaca-se a necessidade de uma metodologia voltada para o ensino de Literatura nas escolas, considerando-se a bagagem cultural diversa dos alunos, que represente as minorias e eleve o conhecimento sobre o outro, cumprindo, assim, a função humanizadora da Literatura. |