"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 14963

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação
Setor Departamento de Matemática
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Keila Cecília Goncalves
Orientador APARECIDA DE FATIMA ANDRADE DA SILVA
Outros membros Adriano Costa da Silva, Erli de Souza Romualdo, Kellton de Oliveira Sabino, Luciano Goncalves Batista
Título O Programa Residência Pedagógica da UFV e o Ensino de Matemática para o Ensino Médio
Resumo Com o intuito de aprimorar nossos conhecimentos acerca da docência nos inscrevemos no Programa Residência Pedagógica, ofertado pela UFV em convênio com a CAPES, que tem como principal objetivo promover o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura. Como futuros docentes, criamos grandes expectativas de estarmos inseridos num contexto escolar. Entretanto, tínhamos o desafio de trabalhar de uma forma completamente nova, de maneira online, devido à pandemia do novo Coronavírus. Diante dos protocolos de distanciamento social, a nossa rotina precisou passar por grandes transformações, conciliando a rotina doméstica, com a estudantil e profissional. Alunos, professores e toda a equipe pedagógica foram obrigados a deixar o ambiente escolar e o processo de ensino e aprendizagem realizado nas escolas precisou passar por adaptações. Fomos acolhidos pela Escola Estadual Raul de Leoni e inseridos no Ensino Médio, segundos e terceiros anos, para o acompanhamento das aulas de matemática com um professor preceptor. Lamentamos que muitas experiências não puderam ser vivenciadas, pois o contato direto com o corpo escolar ficou prejudicado. A única forma de conhecer o espaço físico da escola foi por meio de vídeos apresentados pela professora preceptora e pela leitura do Plano Político Pedagógico (PPP). A partir dele, conhecemos o público alvo que a escola atende, sendo que a maioria dos estudantes são de classe baixa e moradores da zona rural, o que tem dificultado o contato entre a escola e a comunidade estudantil. Nossa expectativa era poder ajudar e acrescentar na formação dos jovens, uma vez que os mesmos estão perto de se formarem no nível médio. Um dos impasses que encontramos é a dificuldade dos educandos ao acesso a internet e aparatos tecnológicos para acessar as aulas virtuais, além da falta de interesse dos alunos em permanecer nas aulas. Com o objetivo de sanar esses e outros problemas, elaboramos materiais pedagógicos, buscando com criatividade e pesquisa assídua por metodologias ativas para o ensino da matemática. Sabemos que não é nada fácil ser mais atrativo do que a tela da Netflix ou de um Jogo como FreeFire, porém essa tarefa veio como uma provocação para produzirmos aulas com conteúdos interativos que cativassem os alunos para o ensino, embasadas em conceitos matemáticos, com rigor no seu planejamento, execução e com objetivos claros, fazendo uso de diversos softwares e aplicativos para estimular a curiosidade e favorecer a aprendizagem, tais como Canva, Benime, Animaker, entre outros. Foram produzidos folders, quizes, sequências didáticas, jogos, projetos com objetivo no fortalecimento socioemocional dos alunos e muitos vídeos. O Programa RP tem nos proporcionado muito conhecimento e crescimento profissional, talvez não da forma que esperávamos no início, mas prosseguimos confiantes nos nossos esforços e buscamos sempre aprimorar nosso conhecimento para construir juntamente com o educando uma educação de qualidade.
Palavras-chave Residência Pedagógica, Ensino de Matemática, Pandemia.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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