Resumo |
Com o intuito de aprimorar nossos conhecimentos acerca da docência nos inscrevemos no Programa Residência Pedagógica, ofertado pela UFV em convênio com a CAPES, que tem como principal objetivo promover o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura. Como futuros docentes, criamos grandes expectativas de estarmos inseridos num contexto escolar. Entretanto, tínhamos o desafio de trabalhar de uma forma completamente nova, de maneira online, devido à pandemia do novo Coronavírus. Diante dos protocolos de distanciamento social, a nossa rotina precisou passar por grandes transformações, conciliando a rotina doméstica, com a estudantil e profissional. Alunos, professores e toda a equipe pedagógica foram obrigados a deixar o ambiente escolar e o processo de ensino e aprendizagem realizado nas escolas precisou passar por adaptações. Fomos acolhidos pela Escola Estadual Raul de Leoni e inseridos no Ensino Médio, segundos e terceiros anos, para o acompanhamento das aulas de matemática com um professor preceptor. Lamentamos que muitas experiências não puderam ser vivenciadas, pois o contato direto com o corpo escolar ficou prejudicado. A única forma de conhecer o espaço físico da escola foi por meio de vídeos apresentados pela professora preceptora e pela leitura do Plano Político Pedagógico (PPP). A partir dele, conhecemos o público alvo que a escola atende, sendo que a maioria dos estudantes são de classe baixa e moradores da zona rural, o que tem dificultado o contato entre a escola e a comunidade estudantil. Nossa expectativa era poder ajudar e acrescentar na formação dos jovens, uma vez que os mesmos estão perto de se formarem no nível médio. Um dos impasses que encontramos é a dificuldade dos educandos ao acesso a internet e aparatos tecnológicos para acessar as aulas virtuais, além da falta de interesse dos alunos em permanecer nas aulas. Com o objetivo de sanar esses e outros problemas, elaboramos materiais pedagógicos, buscando com criatividade e pesquisa assídua por metodologias ativas para o ensino da matemática. Sabemos que não é nada fácil ser mais atrativo do que a tela da Netflix ou de um Jogo como FreeFire, porém essa tarefa veio como uma provocação para produzirmos aulas com conteúdos interativos que cativassem os alunos para o ensino, embasadas em conceitos matemáticos, com rigor no seu planejamento, execução e com objetivos claros, fazendo uso de diversos softwares e aplicativos para estimular a curiosidade e favorecer a aprendizagem, tais como Canva, Benime, Animaker, entre outros. Foram produzidos folders, quizes, sequências didáticas, jogos, projetos com objetivo no fortalecimento socioemocional dos alunos e muitos vídeos. O Programa RP tem nos proporcionado muito conhecimento e crescimento profissional, talvez não da forma que esperávamos no início, mas prosseguimos confiantes nos nossos esforços e buscamos sempre aprimorar nosso conhecimento para construir juntamente com o educando uma educação de qualidade. |