"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 14958

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Turismo
Setor Departamento de Administração e Contabilidade
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES, CNPq
Primeiro autor Yuri Tomaz dos Santos
Orientador MAGNUS LUIZ EMMENDOERFER
Outros membros Elias José Mediotte
Título Governança como recurso de exequibilidade da Agenda 2030: apontamentos acerca de ações e metas em Cidades Criativas da Gastronomia, no Brasil
Resumo Procurou-se, nesta pesquisa, analisar e compreender as ações de governança nas Instâncias Municipais das Cidades Criativas da Gastronomia, no Brasil, considerando a perspectiva multinível, desde o contexto local ao internacional. Considerando que as Cidades Criativas estão inclinadas ao cumprimento da Agenda Global 2030, ora estabelecida pelas Organização das Nações Unidas – ONU, especificamente por meio do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis, sobretudo pela limitação da literatura brasileira acerca de ações e articulações provenientes da governança entre as cidades chanceladas pela UNESCO no segmento gastronômico, este estudo buscou fomentar subsídios comparados entre as singularidades e identificações dos municípios, não só nas concretudes que conservam a chancela, como também no que concerne à exequibilidade do plano proposto à Rede de Cidades Criativas da UNESCO - UCCN referente aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com destaque para o ODS nº 11. Neste estudo, foram elencados três objetivos específicos,a saber: i) Identificar as ações de Governança existentes nas Instâncias Municipais a partir da coordenação, colaboração e coordenação para o atendimento do ODS nº 11; ii) Destacar as atuações oriundas das Instâncias Municipais de Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Florianópolis (SC) e Paraty (RJ), por meio do planejamento visando o atingimento do ODS 11; iii) Assinalar as ações convergentes e as especificidades que distinguem as quatro Cidades Criativas, no Brasil. Para tanto, tomou-se como base,premissas de Desenvolvimento Sustentável e da Governança como uma dinâmica de Ação Coletiva, proposta por Mancur Olson (2002), que lançam luzes para a imbricação e indissociabilidade entre essas dimensões, ambas estabelecidas por meio dos estudos auferidos à esta pesquisa. Como instrumentos metodológicos, recorreu-se à Análise de Conteúdo e Análise Documental, especialmente por meio de concessões de documentos expedidos pelos atores internos do núcleo municipal de governança das Cidades Criativas estudadas. A pesquisa revelou que a governança, em duas das cidades, é incipiente quanto à formalização e composição da UCCN,tendo em vista os indicadores e categorias que caracterizam a governança, refletindo na dificuldade dos pesquisadores em apontar ações, em exercício, concluídas ou a serem aplicadas. Verificou-se que Florianópolis (SC) é a única cidade com ações consolidadas e que insere o Desenvolvimento Sustentável como primazia. Nesse sentido, aponta-se para a necessidade de qualificação dos principais atores que mediam a interlocução da organização responsável pela curadoria da Cidade Criativa e sociedade civil. Concluiu-se, também, que a única ação convergente que aproxima as quatro cidades em relações cooperadas e colaborativas é o Observatório da Gastronomia das Cidades Criativas e os Fóruns Nacionais, não encontrando evidências de articulações com as Cidades Criativas Internacionais.
Palavras-chave Governança, Cidade Criativa da Gastronomia, Desenvolvimento Sustentável e Agenda 2030.
Forma de apresentação..... Vídeo
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