Resumo |
Este trabalho é parte inicial do nosso projeto de Mestrado, no qual analisamos, por meio da Análise Semiolinguística do Discurso, dois vídeos do Youtube, nos quais dois representantes religiosos: o padre Paulo Ricardo, da Igreja Católica Apostólica Romana e o pastor Silas Malafaia, líder da igreja Assembleia de Deus Vítória em Cristo do Brasil, utilizam dessa plataforma midiática para se posicionarem contrários à prática do aborto e à legalização deste, depois de um caso de aborto autorizado pela justiça e realizado em uma menina de 10 anos, vítima de estupro, fato que foi amplamente divulgado pela mídia e produziu comoção e polêmica em todo o país. O recorte do trabalho que apresentamos aqui tem por objetivo descrever e analisar, por meio dos pressupostos apresentados por Charaudeau (2019), a organização enunciativa das publicações analisadas, visando identificar as estratégias de comunicação utilizadas por estes religiosos para construção de um discurso patêmico (CHARAUDEAU, 2007) e captação de um grande número de fiéis. Através da descrição das modalidades e categorias apresentadas neste modo de organização do discurso, estabelecemos uma comparação entre estratégias e efeitos de discursos predominantes nas falas dos sujeitos comunicantes selecionados. Por meio da descrição e análise dos dados foi possível verificar um predomínio, nas publicações de ambos, da modalidade alocutiva, por meio da qual os comunicantes interpelam os seus interlocutores, incitando-os à ação. Também chamou a atenção o uso da modalidade delocutiva, predominante nas publicações do Padre Paulo, que traz ao seu discurso um distanciamento em relação a sua opinião, tornando sua fala mais objetiva que a do pastor Silas, o que pode provocar um efeito de verdade sobre o interlocutor. Verificamos que, apesar de o Pastor Silas Malafaia construir sua argumentação com frases curtas em entonações sempre exclamativas, buscando a todo momento deixar claro um sentimento de indignação, a construção do discurso do Padre Paulo Ricardo apresenta ao final muitas características patêmicas que tendem a causar um efeito compassivo no seu interlocutor. Os resultados sugerem ainda que os dois discursos constituem intencionalidades que extrapolam a finalidade de doutrinação religiosa ou espiritual, aproximando-se de uma abordagem moral em torno da temática da descriminalização do aborto. |