"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 14925

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde - Campus Florestal
Bolsa PET
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FNDE
Primeiro autor Fabíola Nunes Maia
Orientador OSVALDO COSTA MOREIRA
Outros membros Jacqueline Gangá Araujo, Maria Eduarda Araújo Lara, Maria Luiza da Cruz Santos, Thiago Augusto Parreiras Silva
Título Tertúlia Literária Dialógica do grupo PET Educação UFV Florestal: incentivando o pensar, falar e escutar
Resumo A tertúlia literária dialógica é uma atividade trimestral promovida pelo grupo PET (Programa de Educação Tutorial) Educação UFV Florestal que visa incentivar o hábito da leitura. É, portanto, uma atividade de cunho educacional e cultural que se desenvolve com a leitura de livros literários, tendo os integrantes do PET Educação e outras pessoas que queiram participar das discussões como público alvo. Sendo assim, a importância da tertúlia está no fato de possibilitar aos participantes reexaminarem a realidade que os circundam por meio da leitura. Além disso, outro fator de importância é que, ao longo da graduação alguns estudantes deixam de ler livros literários devido às diversas demandas acadêmicas, e leem apenas os livros técnicos de suas áreas de formação, logo, esse projeto promove o incentivo ao resgate do hábito da leitura. Desta forma, o objetivo da tertúlia enquanto atividade de ensino é fomentar a leitura, além de criar um ambiente de discussão e integração das experiências literárias, uma vez que diferentes “olhares” em relação à mesma obra são levantados ao longo da discussão. Outro motivo a ser levado em conta, é o estímulo que essa atividade promove em relação ao desenvolvimento da habilidade argumentativa entre os participantes durante o debate do livro escolhido, momento no qual os mesmos expressam suas críticas e elogios no tocante à obra literária, contribuindo assim para a formação de cidadãos mais democráticos e com melhores argumentos de fala. No ano de 2021, a tertúlia foi temática, sendo escolhidos livros que tinham escritores brasileiros em sua autoria e que retratassem a realidade de alguma região do país. Partindo desses pressupostos, os petianos e também o tutor deram sugestões de livros e, após votação, em que o livro mais votado foi escolhido, foi analisado se todos os petianos teriam acesso as obras sugeridas e as datas foram definidas para a discussão das obras. Posteriormente essas datas e obras eram divulgadas nas redes sociais do grupo PET Educação convidando toda a comunidade universitária. As leituras ocorreram individualmente e a discussão foi realizada por meio de chamada de vídeo, em que os participantes compartilharam suas análises e experiências com a leitura dos livros. As duas obras discutidas foram: Capitães da Areia, de Jorge Amado e Torto Arado, de Itamar Vieira Júnior. Entendemos que a atividade contribuiu muito na formação acadêmica e pessoal dos participantes, pois, além de melhorar a escrita, estimular uma maior criticidade e potencializar um melhor vocabulário e argumentação, a prática da leitura permite ao leitor ampliar seus horizontes e tomar conhecimento de realidades que o circundam. Finalmente, destaca-se a importância de se criar espaços no meio acadêmico que estimulem a leitura de livros como a tertúlia literária dialógica, uma vez que tal atividade propicia um ambiente democrático, favorece o diálogo e possibilita a formação de um cidadão crítico, pensante e autônomo.
Palavras-chave Tertúlia, Leitura, PET Educação
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
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