Resumo |
A tertúlia literária dialógica é uma atividade trimestral promovida pelo grupo PET (Programa de Educação Tutorial) Educação UFV Florestal que visa incentivar o hábito da leitura. É, portanto, uma atividade de cunho educacional e cultural que se desenvolve com a leitura de livros literários, tendo os integrantes do PET Educação e outras pessoas que queiram participar das discussões como público alvo. Sendo assim, a importância da tertúlia está no fato de possibilitar aos participantes reexaminarem a realidade que os circundam por meio da leitura. Além disso, outro fator de importância é que, ao longo da graduação alguns estudantes deixam de ler livros literários devido às diversas demandas acadêmicas, e leem apenas os livros técnicos de suas áreas de formação, logo, esse projeto promove o incentivo ao resgate do hábito da leitura. Desta forma, o objetivo da tertúlia enquanto atividade de ensino é fomentar a leitura, além de criar um ambiente de discussão e integração das experiências literárias, uma vez que diferentes “olhares” em relação à mesma obra são levantados ao longo da discussão. Outro motivo a ser levado em conta, é o estímulo que essa atividade promove em relação ao desenvolvimento da habilidade argumentativa entre os participantes durante o debate do livro escolhido, momento no qual os mesmos expressam suas críticas e elogios no tocante à obra literária, contribuindo assim para a formação de cidadãos mais democráticos e com melhores argumentos de fala. No ano de 2021, a tertúlia foi temática, sendo escolhidos livros que tinham escritores brasileiros em sua autoria e que retratassem a realidade de alguma região do país. Partindo desses pressupostos, os petianos e também o tutor deram sugestões de livros e, após votação, em que o livro mais votado foi escolhido, foi analisado se todos os petianos teriam acesso as obras sugeridas e as datas foram definidas para a discussão das obras. Posteriormente essas datas e obras eram divulgadas nas redes sociais do grupo PET Educação convidando toda a comunidade universitária. As leituras ocorreram individualmente e a discussão foi realizada por meio de chamada de vídeo, em que os participantes compartilharam suas análises e experiências com a leitura dos livros. As duas obras discutidas foram: Capitães da Areia, de Jorge Amado e Torto Arado, de Itamar Vieira Júnior. Entendemos que a atividade contribuiu muito na formação acadêmica e pessoal dos participantes, pois, além de melhorar a escrita, estimular uma maior criticidade e potencializar um melhor vocabulário e argumentação, a prática da leitura permite ao leitor ampliar seus horizontes e tomar conhecimento de realidades que o circundam. Finalmente, destaca-se a importância de se criar espaços no meio acadêmico que estimulem a leitura de livros como a tertúlia literária dialógica, uma vez que tal atividade propicia um ambiente democrático, favorece o diálogo e possibilita a formação de um cidadão crítico, pensante e autônomo. |