"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 14916

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Linguística
Setor Departamento de Letras
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Elecíntia Medina Vieira
Orientador ANA MARIA FERREIRA BARCELOS
Título Pedagogia amorosa no ensino/aprendizagem de língua inglesa
Resumo Educar é um ato de amor (FREIRE, 1967) e, levar em consideração o amor no contexto escolar, é pensar no bem-estar dos professores e alunos (BARCELOS e COELHO, 2016) e fazer com que eles abram suas mentes e corações (hooks, 2003) em busca de um ensino efetivo e significativo. O amor pedagógico, semelhante ao conceito de amorosidade de Freire (1967), é aquele amor presente na prática dos professores que buscam construir um vínculo com seus alunos, possibilitando a eles experiências de aprendizagem positivas. Esse amor pedagógico se caracteriza pela confiança nas potencialidades dos alunos com relação à aprendizagem e por um trabalho perseverante para manifestar essa confiança; pela vontade em ajudá-los a aprimorar suas competências; e pelo foco em seus pontos fortes e seus interesses, auxiliando-os a agir de acordo com esses, estimulando sua autoimagem e autoestima (MÄÄTTÄ e UUSIAUTTI (2011). Entretanto, a emoção do amor não tem sido uma das mais investigadas na área da Linguística Aplicada (BARCELOS e COELHO, 2016). Dessa forma, este trabalho investigou as crenças de uma professora de língua inglesa do Ensino Fundamental II sobre o amor pedagógico, e a partir de seu relato, verificou se e como ele está presente em sua prática. O referencial teórico se pautou em pesquisas a respeito de amorosidade (FREIRE, 1967) e pedagogia amorosa (hooks, 2000, 2003; BARCELOS e COELHO, 2016; BARCELOS, 2020; MÄÄTTÄ e UUSIAUTTI, 2011). Os dados foram coletados através de uma entrevista semiestruturada submetida à análise de conteúdo. Os resultados revelaram que as crenças da professora se relacionam com o conceito de amorosidade de Paulo Freire. Essa pedagogia amorosa parece estar presente em sua prática através de: (a) manifestações de querer bem aos seus alunos; (b) empatia, cuidado e humildade; (c) respeito, ajuda mútua e diálogo em sala de aula; e por fim, (d) amor por sua profissão. As implicações desses resultados em relação a formação de professores de línguas serão discutidas ao final.
Palavras-chave pedagogia amorosa, relação professor-aluno, ensino e aprendizagem de línguas.
Forma de apresentação..... Vídeo
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