"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 14902

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Física da Matéria Condensada
Setor Departamento de Física
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Maria Vitoria Tiago Inocencio
Orientador SUKARNO OLAVO FERREIRA
Outros membros LEONARDE DO NASCIMENTO RODRIGUES
Título Caracterização ótica de heteroestruturas de CdMnTe/CdTe/CdMnTe sobre Si(111)
Resumo Os semicondutores são materiais de grande interesse, devido às suas aplicações em dispositivos eletrônicos e optoeletrônicos. Na física fundamental os semicondutores são muito úteis para estudos do comportamento quântico dos portadores de carga em sistemas de baixa dimensão como QW’s, QD’s e outras estruturas.

O composto semicondutor Telureto de Cádmio (CdTe) se destaca por suas propriedades optoeletrônicas, que proporcionam sua utilização como células solares, detectores de raios-X e outros dispositivos. A introdução de íons de Manganês (Mn), formando a liga ternária CdMnTe provoca um aumento na energia da banda proibida, uma redução no parâmetro de rede e faz o material adquirir propriedades magnéticas, permitindo novas aplicações.

O crescimento de filmes finos e heteroestruturas de CdTe e CdMnTe pode ser obtido por meio da técnica de Epitaxia por Feixes Moleculares (MBE), onde é possível controlar a espessura, composição e a qualidade da amostra. Manipulando a temperatura de evaporação, temperatura de deposição do substrato e o tempo de duração do processo é possível controlar os aspectos físicos dos filmes finos. As amostras foram fabricadas usando um sistema MBE home made com células de efusão de CdTe e Mn, que pode ser encontrado no laboratório de multiusuário do Departamento de Física da UFV.

Nesse trabalho, o aumento da energia da banda proibida do CdMnTe em relação ao CdTe é utilizado para a produção de estruturas do tipo poço quântico simples CdMnTe/CdTe/CdMnTe sobre substratos de Silício, utilizando a técnica de MBE. Os filmes finos de CdMnTe são caracterizados por perfilometria óptica, difração de raios-x de alta resolução e microscopia de força atômica.

As heteroestruturas CdMnTe/CdTe, com diferentes espessuras do poço (CdTe) e da barreira (CdMnTe) são caracterizadas por medidas de fotoluminescência e apresentam emissão ótica de alta intensidade cujo comprimento de onda varia dependendo da espessura do poço de CdTe, evidenciando o efeito do confinamento quântico.

Agradecemos às agências de fomento CNPq, CAPES e FAPEMIG pelo apoio financeiro.
Palavras-chave CdMnTe, Semicondutor, MBE
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,64 segundos.