"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 14900

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Educação
Setor Departamento de Economia Rural
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Priscila Andrade Porto
Orientador ALAIR FERREIRA DE FREITAS
Outros membros Tayna Braga Marques de Souza Rosa
Título Fortalecendo o papel da EFA Paulo Freire na Bacia do Rio Doce
Resumo O objetivo deste projeto foi fortalecer a Escola Família Agrícola Paulo Freire (EFA) e sua atuação na Bacia do Rio Doce durante a pandemia. A EFA é uma instituição de ensino comunitária baseada na pedagogia da alternância e promotora da educação do campo, que funciona como associação, gerida por membros das comunidades onde estão inseridas. O trabalho foi desenvolvido em conjunto com a coordenação da EFA, sediada no município de Acaiaca, Minas Gerais, e buscou, de forma específica, dar visibilidade para a escola, promover articulações interinstitucionais e facilitar e dinamizar o acesso dos dirigentes e educadores a tecnologias digitais de comunicação e informação. Devido à pandemia, a atuação ocorreu de forma remota, por meio de apoio técnico, pedagógico e tecnológico à direção da EFA e com vínculo direto com o projeto Proater da UFV. A metodologia do projeto consistiu em reuniões virtuais de articulação e assessoria técnica e tecnológica, realização de atividades remotas de apoio à comunicação das escolas, sistematização de documentos e organização e gestão de eventos virtuais, sempre prezando pela autonomia da escola e ampliação das parcerias. As atividades do projeto resultaram na construção das redes sociais da EFA e, assim, em sua inserção no mundo digital, ampliando sua capacidade de comunicação com o público geral. Além disso, o projeto atuou na coordenação e organização da X Semana Paulo Freire, o maior evento realizado pela EFA, que neste ano foi totalmente digital e construído de forma conjunta com diversos parceiros de diferentes municípios e instituições. O evento foi fruto de um movimento, organizado por meio de diversas reuniões entre a EFA, a equipe deste projeto e parceiros, e contou com seminários integrados, tratando de temas como segurança alimentar, educação do campo, povos e comunidades tradicionais, cultura e realidade socioeconômica do território. Outros resultados do projeto se associam com a elaboração e articulação para implementação de projetos para as EFAs, que foram aprovados e estão em curso. Percebe-se que a realidade das EFAs é complexa e precária, pois falta apoio público e estrutura para realização de atividades curriculares e extracurriculares. É importante ressaltar que há grande dificuldades de manter a conexão com os estudantes e, assim, manter o vínculo educativo com eles no momento da pandemia, especialmente pela limitação tecnológica e de acesso à internet enfrentada por eles e pelas escolas. Conclui-se que, apesar das limitações, ampliar as atividades digitais das escolas e sua inserção nas redes sociais, bem como organizar eventos de grande alcance foi estratégico para engajar parceiros, comunidades e estudantes nas atividades da EFA. Conclui-se ainda que o Estado deve garantir apoio à EFA, pois é uma instituição educativa de referência na Bacia do Rio Doce, assumindo papel de promotora do desenvolvimento rural e da luta por direitos aos trabalhadores e trabalhadoras do campo.
Palavras-chave Educação do campo, escola família agrícola, desenvolvimento rural
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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