Resumo |
A pandemia de Covid-19 acentuou a mortalidade de pequenos negócios, alavancou o desemprego e trouxe insegurança para vários setores econômicos. É neste contexto que este trabalho apresenta como objetivo discutir resultados e impactos de um projeto de extensão que procurou difundir conhecimento e estratégias de gestão por meio de mentorias, de forma remota, a microempreendedores individuais que foram impactados negativamente pela pandemia. O Programa Digital de Mentoria para Microempreendedores (PRODIME) é um projeto desenvolvido no âmbito do Engenheiros Sem Fronteias (ESF) – Viçosa que mobilizou diferentes atores locais para garantir resultados positivos e impactar negócios locais. Sobretudo, o projeto buscou parceiros, com know how em gestão, para conectá-los com os microempreendedores e mobilizou conhecimento gerado na UFV para garantir inovações assertivas para os negócios. As inscrições dos microempreendedores foram feitas via formulário online, amplamente divulgado em redes sociais. Os microempreendedores foram selecionados levando-se em consideração os principais critérios: ser MEI e ter disponibilidade nos dias e horários em que ocorrem as mentorias. Essas são divididas em módulos e ocorreram cada qual em uma semana, abordando um tema. O módulo I, Inovação e Modelo de Negócios, definiu conceitos de inovação e mostrou novas soluções para problemas antigos. O módulo II Marketing Digital e Vendas online abordou estratégias de inserção no online, como se dá o processo de criação de publicações, ajudando a definir a persona do público, a identidade verbal e visual da empresa. O módulo III, Finanças e Contabilidade versou sobre gestão financeira e sua aplicação para o MEI. O módulo IV, Apoio Jurídico foi composto por uma abordagem jurídica simplificada sobre direito administrativo com foco em direito do consumidor. Por último, o módulo V trouxe o tema Inteligência Emocional onde foi introduzido sua importância e seus principais pilares, observando a comunicação assertiva e como desenvolver essa habilidade. Como resultado foi possível comprovar o aprendizado e aperfeiçoamento dos participantes dentro das áreas abordadas por meio dos feedbacks aplicados. Ao longo das mentorias eram discutidos os desafios de cada empreendimento e ponderado sobre estratégias de soluções, oportunizando mudança de ação e do negócio. O programa impactou diretamente 17 negócios e cerca de 70 pessoas. Além do impacto social, o programa também foi pioneiro no ESF-Viçosa por ser o primeiro 100 realizado em formato digital. Podemos concluir que é possível contribuir de forma significativa com o empreendedorismo local criando conexões de valor, gerando conhecimento sobre aspectos dos negócios e abrindo o olhar dos microempreendedores para soluções simples, de baixo custo, mas que geram importantes resultados. A conexão com a universidade é um ponto crucial para que isso aconteça de forma mais proeminente. |