"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 14888

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa SICOOB-UFVCredi
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro SICOOB-UFVCredi
Primeiro autor Júlia Fonseca Sampaio
Orientador TEREZINHA DUARTE VIEIRA
Título Políticas de atendimento da educação Infantil no município de Viçosa-MG e a relação entre público e privado: resultados da segunda etapa da pesquisa
Resumo Estudos de Adrião (2017), Bardella e Passione (2015) e Vieira (2004) têm indicado a presença do setor privado no campo educacional, desde o final da década de 1980, sobre todas as etapas da educação e esta pesquisa, de modo amplo, nasce para compreender o movimento da incorporação do setor privado na definição das políticas educativas da Educação Infantil, no município de Viçosa-MG. A primeira etapa desta investigação foi desenvolvida em 2018/2019, fez-se um estudo normativo das legislações nacionais e municipais. Nesta segunda etapa da pesquisa, o objetivo é fazer uma revisão bibliográfica dos principais verbetes que compõem o tema geral da pesquisa, a política de atendimento e de oferta de Educação Infantil. É uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo bibliográfica. Para a coleta de dados realizamos inicialmente o estudo e revisão de literatura dos principais verbetes que estão relacionados à temática desta investigação: política, municipalização, oferta, público, privado, parceria, subvenção, estado, municipalização, educação infantil, direitos humanos, filantropia, organização da sociedade civil (OSC), termo de colaboração, termo de fomento, convênio, centralização e descentralização. Recorremos as plataformas Google, Scholar Google, Scielo, o acervo disponível para estudantes da UFV na biblioteca online Person, Open Library, Biblioteca Brasiliana, Biblioteca Digital Mundial, Portal Domínio Público e Biblioteca Nacional Digital de Portugal. Para identificar e classificar os verbetes como categorias de análise da pesquisa fizemos leituras, resumos e sínteses. Seguidamente iniciamos a organização, a sistematização e a interpretação dos verbetes a partir da metodologia interpretativa de Análise Textual Discursiva (ATD), de modo a interpretar e analisar cada um dos verbetes dentro do contexto da educação e das políticas públicas educacionais, essa metodologia permite o rigor científico da leitura, da interpretação e da produção de novos conhecimentos. Apresentaremos como parte dos resultados, dois dos verbetes estudados: o público e o privado, conforme os estudos realizados, o primeiro consiste em algo potencialmente de todos/as, significa aquilo que admite a participação e o envolvimento de todos/as, o que pode influenciar, direta ou indiretamente, no interesse e na vivência coletiva. Indica também algo pertencente ao governo de uma nação. Já a noção de privado, significa aquilo que entra em contradição com a ordem pública e implica o interesse particular e não o interesse de todos/as. Esses dois conceitos revelam a dicotomia entre público e privado, mas é uma pareceria que tem crescido no âmbito educacional com a finalidade de propiciar um regime de mútua cooperação para o atendimento e a expansão da oferta da Educação Infantil no município de Viçosa-MG. Tal crescimento sinaliza a necessidade de continuarmos examinando as políticas de oferta e de atendimento da Educação Infantil no município.
Palavras-chave público, privado, educação infantil
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
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