"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 14886

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Liliane da Paixão Alvarenga
Orientador ESTHER GIACOMINI SILVA
Outros membros ANTONIO MARTINS LOPES, Daliane Sousa Rosa, Deisiane de Souza Pinheiro, Luana Alves dos Santos, NATALIA RIGUEIRA FERNANDES, SORAYA DAYANNA GUIMARAES SANTOS, Tais Jaine Coelho, Thaina de Oliveira Lana
Título Lúdico, infância e práticas pedagógicas: articulações possíveis
Resumo A Ludoteca/UFV tem como finalidade ofertar atividades que valorizam a brincadeira e o lúdico como ações que auxiliam no desenvolvimento de diversas habilidades cognitivas, motoras, afetivas ou sociais. Nesse sentido, um projeto vinculado à Ludoteca, “Lúdico, infância e práticas pedagógicas: articulações possíveis”, tem como principal objetivo mobilizar docentes da Educação Infantil e Anos Iniciais do ensino fundamental para as potencialidades do lúdico em suas práticas educativas, e também, possam estar cada vez mais aptos a trabalharem temas relacionados à diversidade humana com seus alunos, colaborando assim, para que muitos dos estereótipos sociais que se presencia diariamente sejam desconstruídos de forma lúdica, ainda na infância. Devido a pandemia Covid-19, nos anos de 2020 e 2021, o projeto das oficinas presenciais foi adaptado para o formato digital, utilizando como principal ferramenta de divulgação o Instagram da Ludoteca, @ludotecaufv. A criação do material iniciou com a postagem de um vídeo explicando o objetivo do Projeto e narrando a história, A Melhor Amiga Sobre Rodas, onde a valorização da diversidade humana é a base da narrativa e de propostas de atividades lúdicas-reflexivas com os alunos. Ao longo do projeto foram propostas 15 atividades, sendo 8 para os anos iniciais do ensino fundamental e 7 para a educação infantil, com postagens entre os níveis de ensino, intercaladas entre as semanas do projeto. A produção do material iniciou com a escrita das atividades, confecção de audiovisual ilustrado e narrado, depois, a postagem no Instagram. As atividades desenvolvidas foram, leitura da história, produção artística, música, dinâmica de interpretação de história com os alunos, produção de texto em formato de quadrinhos, pesquisa biográfica, produção de jornal, dinâmicas e diálogos em grupo, curta metragens e percepção dos cinco sentidos sensoriais. Esse material foi realizado em formato de audiovisual, permitindo o uso em situação de ensino presencial ou remoto. Por meio de um link, que permanece na descrição do perfil da Ludoteca, o professor ao preencher o formulário pode receber todo o material. Até meados de julho de 2021 os vídeos do projeto publicados tiveram o total de 1063 visualizações, visto que a história corresponde a publicação que obteve maior número de visualizações com 128 ao todo. Com o aumento de publicações desde 2020 o número de seguidores aumentou significativamente, mostrando o interesse do público em relação aos diversos conteúdos no Instagram da Ludoteca, como desse projeto. Assim, por meio digital foi possível ampliar a ação formativa dos docentes neste período de pandemia, sensibilizando e capacitando-os na abordagem de temas como a diversidade étnica e cultural, por meio das vivências lúdicas que podem realizar com seus alunos de forma presencial ou remota.
Palavras-chave lúdico, diversidade, formação docente.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,60 segundos.