Resumo |
A pandemia que assola o mundo tem provocado novos questionamentos sobre o seu modo de vida em muitas pessoas. Em tempos de pandemia, muito se fala sobre o “novo normal”, questão a qual perpassa pelo tema da mobilidade urbana e o uso da bicicleta entre a população em geral, no Brasil e no mundo, como forma de mobilidade ou redução do stress em função do isolamento social. O confinamento de milhares de pessoas ao longo destes dois últimos semestres e a flexibilização das atividades econômicas, ao mesmo tempo em que se faz necessário, e, ainda manter um distanciamento social, tem levado as pessoas a buscarem, na bicicleta, uma opção de deslocamento urbano e lazer nas pequenas, médias e grandes cidades. Viçosa, cidade universitária da Zona da Mata mineira, tem visto aumentar significativamente o fluxo e o uso desse meio de transporte, não apenas para o trabalho, mas também para o lazer e como qualidade de vida. O presente projeto de pesquisa teve como objetivo identificar e analisar o uso da bicicleta como atividade urbana e sua relação com a pandemia. Ao mesmo tempo, buscou-se identificar e conhecer os ciclistas que usufruem do espaço público do campus da UFV, compreender os motivos do aumento do uso de bicicletas no campus universitário e identificar a existência de políticas públicas locais que favoreçam o uso de bicicletas como fator de mobilidade urbana e qualidade de vida. Entendendo a bicicleta, como um importante meio de deslocamento ou de lazer que vem novamente ganhando importância e valorização entre a população local. Quanto à natureza do estudo, a presente pesquisa possui um caráter descritivo e de uma natureza exploratória, devido à necessidade de se conhecer quem são os praticantes que usam a bicicleta, e com que finalidade. A pesquisa teve como opção metodológica a análise descritiva, através do estudo de caso com aplicação on-line de um questionário que visou compreender a existência de uma relação entre bicicleta, mobilidade, qualidade de vida e pandemia entre os praticantes da cidade de Viçosa. Como resultado parcial identificamos uma diminuição do fluxo de veículos e o aumento no uso dos transportes não motorizados nas vias públicas do campus universitário durante o período mais restritivo das atividades comerciais impostos pelos órgãos competentes. Conclui-se que existe uma relação desse incremento de bicicletas pelo espaço urbano com a pandemia e que esse aumento refletiu como uma maior mobilidade urbana e um ganho na qualidade de vida da população local. |