Resumo |
O CAp-COLUNI (UFV) é considerado, de acordo com os índices do ENEM, como a melhor escola pública do país. Admite-se teoricamente que a maioria dos seus alunos não têm origem na cidade de Viçosa, o que o torna ao mesmo tempo não só um colégio aberto as pessoas da cidade, mas de toda uma mesorregião e até mesmo do estado, além de ser uma escola referência no ensino médio. Sendo um colégio aberto à todas as comunidades, não existem referências ou dados geográficos que comprovem e justifiquem a origem de seus alunos. Visando sanar esta lacuna, o presente projeto tem por objetivo, identificar e quantificar os locais de origem dos alunos do CAp no triênio 2019-2021, sob um olhar geográfico. Também busca-se analisar os principais conceitos geográficos que podem contribuir com os fundamentos teóricos da pesquisa e compreender como ocorre a concentração geográfica da origem dos alunos, buscando identificar a existência de uma hierarquia urbana municipal em função desse fluxo educacional. Metodologicamente, o trabalho se pauta, inicialmente, numa revisão bibliográfica que busca identificar alguns conceitos teóricos da Geografia que facilitam um melhor embasamento e compreensão desses espaços. Num segundo momento, realizou-se um trabalho de campo junto à própria escola, objetivando colher informações e levantamentos, através da plataforma local, sobre a origem desses alunos e suas respectivas cidades. Trata-se de uma pesquisa geográfica que possibilita identificar e compreender a origem dos alunos do CAp-COLUNI, enfatizando seus pertencimentos tanto no tempo como no espaço, dando representatividade aos mais diferentes lugares que caracterizam a origem dos alunos do CAP-COLUNI. Como resultado parcial, identificamos as cidades de origem de todos os alunos do triênio, constatando que algumas cidades possuem uma maior quantificação na aprovação dos alunos e acabam por influenciar na relação educacional dessas cidades com o espaço geográfico da Microrregião de Viçosa, caracterizando não apenas o lugar mas toda uma região. |