Resumo |
Essa pesquisa teve como tema pesquisar o patrimônio cultural e as contribuições da educação patrimonial no município de Ervália, Minas Gerais. Como envolve o processo de ensino aprendizagem, parte do trabalho e as análises contou com a a participação de educadores que desenvolvem projetos com a temática patrimonial na rede pública, que trabalham no ensino fundamental e médio. A pesquisa foi desenvolvida em escolas públicas, estaduais localizadas no município de Ervália, Minas Gerais. O município de Ervália possuí uma quantidade considerável de bens tombados, que se bem utilizados, podem contribuir de forma construtiva para o processo de ensino-aprendizagem dos educadores e educandos. Atualmente vem se tornando cada vez mais comum nas práticas de ensino a utilização de espaços não formais e o reconhecimento que este muito tem a contribuir. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar como o patrimônio e os bens tombados podem contribuir para melhorar o processo de ensino-aprendizagem na disciplina de história no ensino fundamental e ensino médio. Esta pesquisa foi de caráter qualitativa, onde foi utilizado método de estudo de caso, que permite um conhecimento detalhado e amplo. Além disso, o trabalho foi produzido a partir do contato com as diferentes interações humanas e sociais. A pesquisa se baseou em documental e pesquisa bibliográfica, análise de questionários e pesquisa fotográfica. A educação patrimonial pode ser transformadora. Como professora de História vejo que os espaços não formais como os patrimônio culturais são de grande importância e que tem muito a contribuir principalmente na educação patrimonial. O patrimônio e os bens tombados devem ser mais utilizados, visto que podem melhorar a valorização cultural e aumentar o conhecimento e a participação dos educandos. A educação deve fornecer meios para que os educandos se tornem pessoas críticas, questionadoras, ativas no meio que estão inseridas. Todos os municípios sejam aqueles que contam com centros históricos ou municípios que foram emancipadas recentemente carregam a sua história. As tradições e cultura de seu povo devem ser conhecidas e valorizadas, respeitando suas singularidades para que tradições não sejam perdidas. O espaço escolar é o ambiente adequado para valorização cultural, já que é um ambiente de interação entre diversos sujeitos. |