"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 14872

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Saúde coletiva
Setor Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde - Campus Florestal
Bolsa PET
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Maria Lara Brum Teixeira
Orientador THIAGO MENDONCA
Título A educação sexual no livro didático de Ciências depois da BNCC
Resumo A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que orienta os currículos escolares, estabelecendo o que os estudantes devem aprender em cada etapa do ensino básico. Foi implementada em 2017 na Educação Infantil e no Ensino Fundamental e em 2018 no Ensino Médio. O documento informa que busca uma educação integral, que torne a sociedade justa, democrática e inclusiva, para tanto, ocorreram importantes mudanças nos materiais didáticos disponibilizados para a educação. Destes, o livro didático, que é uma ferramenta amplamente utilizada pelos professores, recebeu significativas modificações para se adequar à nova Base. Neste trabalho, buscamos apontar quais foram as mudanças que a BNCC causou nos livros didáticos de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental, do sexto ao nono ano, quanto a questão da educação sexual. Para tal, analisamos qualitativamente os livros didáticos dos anos finais do Ensino Fundamental, antes e depois da implementação da BNCC. Para tanto os critérios foram: a) adequação do tema para a faixa etária, neste quesito, observamos se as linguagens e os conteúdos presentes nos livros estão acessíveis a compreensão da faixa etária estudada; b) ilustrações relacionadas ao tema, neste quesito, analisamos a qualidade gráfica das imagens, o conteúdo e se as ilustrações facilitam a compreensão; c) relevância dada ao tema, neste quesito, observamos se o tema é referenciado ao longo do livro e se é citado de maneira explícita ou implícita; e d) atividades complementares, neste quesito, observamos se existem atividades relacionadas ao tema no exemplar, e quando houveram, verificamos se existiam atividades em grupos ligadas ao tema e se as atividades são de fácil execução. Os resultados revelaram a necessidade em incluir temas relacionados a sexualidade nos livros dos demais anos além do oitavo e a melhoria na qualidade e quantidade deste assunto no livro do oitavo ano posterior a BNCC. Dado o exposto, este trabalho tem seu mérito devido a extensiva utilização do livro didático para o ensino e aprendizagem, à importância da educação sexual para essa faixa etária e às grandes mudanças que a BNCC trouxe para a educação básica.
Palavras-chave BNCC, livro didático, educação sexual
Forma de apresentação..... Vídeo
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