"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 14868

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Economia Rural
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Michel Assef Jorge Ferreira
Orientador RAFAEL CASTILHO MOREIRA GUEDES
Outros membros PABLO MURTA BAIAO ALBINO, Vitoria Delveaux Oliveira Araujo, Yullia da Costa Farias
Título Inserção de pequenos negócios nas plataformas de redes sociais
Resumo Introdução: Em decorrência dos impactos causados pela pandemia gerada pelo novo coronavírus, ocorreu na sociedade a necessidade de adaptações nas formas de comunicação e relacionamento, afetando tanto as grandes corporações quanto os pequenos negócios, prestadores de serviços e produtores rurais. O fenômeno da pandemia acelerou e transformou as plataformas de redes sociais como grandes aliadas para a continuidade das atividades relacionadas à obtenção de renda dos negócios em todo o mundo, uma vez que a ampliação do mercado para estes novos canais de vendas, tornam-se um importante potencial de aporte de renda. Objetivo: Produzir material didático com recursos audiovisuais e promover mentorias para auxiliar a população de Acaiaca e Diogo de Vasconcelos-MG a adotarem os canais digitais de relacionamento e venda, aumentando assim a visibilidade de seus negócios e, consequentemente, o faturamento do empreendimento. Descrição das principais ações: Inicialmente foram feitas pesquisas exploratórias e diversas reuniões com a equipe, na intenção de definir os seguimentos necessários para a melhor abordagem na confecção de materiais para o público-alvo. Com os seguimentos mais delimitados e definidos, deu-se início ao desenvolvimento do material de trabalho, no formato de cartilhas, visando sempre a promoção da maior didática possível, promovendo inclusive a criação de vídeos explicativos, disponíveis em formato de botões e Códigos QR nas cartilhas. Pensada, primeiramente para o formato totalmente digital, houve uma mudança na entrega, quando as Prefeituras dos Municípios, sugeriram que o material fosse impresso para sua distribuição. Resultados: Neste momento, estão sendo oferecidas as mentorias bissemanais voltadas para o suporte dos interessados. Foram desenvolvidas sete cartilhas, sendo seis impressas e digitais e uma apenas digital. Com a entrega das cartilhas físicas, foram feitas artes de publicidade e recolhidos dados que possibilitaram a absorção do público-alvo para um grupo de WhatsApp, sendo este o maior local de promoção das mentorias realizadas no Google Meet. Todas as cartilhas desenvolvidas foram disponibilizadas em versão digital no site do www.gestaonapratica.com.br, vinculado ao Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável (IPPDS), da Universidade Federal de Viçosa. Posteriormente, pessoas de outras localidades tiveram acesso ao material e as mentorias, elevando assim a demanda do atendimento feito pelos mentores. É válido ressaltar ainda que o projeto, AKSSAM, desenvolvido na UFV, utilizará as cartilhas. Conclusão: Com as mentorias em andamento, dados futuros ainda serão colhidos para conclusões e resultados mais específicos, porém, através de relatos colhidos durante as mentorias, vê-se uma grande distância entre a utilização de redes sociais para o entretenimento/socialização e para o comércio de bens/serviços, tendo este projeto gerado valor educacional para este fim.
Palavras-chave Cartilhas, Redes Sociais, Negócios
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
Gerado em 0,61 segundos.