Resumo |
Introdução: Em decorrência dos impactos causados pela pandemia gerada pelo novo coronavírus, ocorreu na sociedade a necessidade de adaptações nas formas de comunicação e relacionamento, afetando tanto as grandes corporações quanto os pequenos negócios, prestadores de serviços e produtores rurais. O fenômeno da pandemia acelerou e transformou as plataformas de redes sociais como grandes aliadas para a continuidade das atividades relacionadas à obtenção de renda dos negócios em todo o mundo, uma vez que a ampliação do mercado para estes novos canais de vendas, tornam-se um importante potencial de aporte de renda. Objetivo: Produzir material didático com recursos audiovisuais e promover mentorias para auxiliar a população de Acaiaca e Diogo de Vasconcelos-MG a adotarem os canais digitais de relacionamento e venda, aumentando assim a visibilidade de seus negócios e, consequentemente, o faturamento do empreendimento. Descrição das principais ações: Inicialmente foram feitas pesquisas exploratórias e diversas reuniões com a equipe, na intenção de definir os seguimentos necessários para a melhor abordagem na confecção de materiais para o público-alvo. Com os seguimentos mais delimitados e definidos, deu-se início ao desenvolvimento do material de trabalho, no formato de cartilhas, visando sempre a promoção da maior didática possível, promovendo inclusive a criação de vídeos explicativos, disponíveis em formato de botões e Códigos QR nas cartilhas. Pensada, primeiramente para o formato totalmente digital, houve uma mudança na entrega, quando as Prefeituras dos Municípios, sugeriram que o material fosse impresso para sua distribuição. Resultados: Neste momento, estão sendo oferecidas as mentorias bissemanais voltadas para o suporte dos interessados. Foram desenvolvidas sete cartilhas, sendo seis impressas e digitais e uma apenas digital. Com a entrega das cartilhas físicas, foram feitas artes de publicidade e recolhidos dados que possibilitaram a absorção do público-alvo para um grupo de WhatsApp, sendo este o maior local de promoção das mentorias realizadas no Google Meet. Todas as cartilhas desenvolvidas foram disponibilizadas em versão digital no site do www.gestaonapratica.com.br, vinculado ao Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável (IPPDS), da Universidade Federal de Viçosa. Posteriormente, pessoas de outras localidades tiveram acesso ao material e as mentorias, elevando assim a demanda do atendimento feito pelos mentores. É válido ressaltar ainda que o projeto, AKSSAM, desenvolvido na UFV, utilizará as cartilhas. Conclusão: Com as mentorias em andamento, dados futuros ainda serão colhidos para conclusões e resultados mais específicos, porém, através de relatos colhidos durante as mentorias, vê-se uma grande distância entre a utilização de redes sociais para o entretenimento/socialização e para o comércio de bens/serviços, tendo este projeto gerado valor educacional para este fim. |