Resumo |
Introdução: A pandemia COVID-19 representa um período de mudanças, portanto, é relevante a inovação no contexto acadêmico. Ressalta-se a necessidade de novas estratégias, sobretudo na extensão universitária. Diante disso, houve uma reorganização do projeto de extensão “O grupo educativo como forma de cuidado à saúde do casal grávido, puérperas e familiares” a fim de dar continuidade à educação em saúde com esse público, possibilitando a interação entre as participantes, abrindo espaço para diálogos e reflexões, orientações profissionais e partilha de conhecimentos científicos de forma online. Objetivos: Relatar a organização e participação de gestantes e puérperas em atividades promovidas pelo projeto de extensão universitário. Principais ações: Os meios de comunicação com as gestantes e puérperas são as redes sociais e um grupo no WhatsApp com 60 participantes. Nas redes sociais são divulgadas informações sobre o ciclo gravídico puerperal, grupos educativos online e convite para participar do grupo no WhatsApp. Neste, as participantes são encorajadas a se apresentarem, falarem sobre as experiências da gestação, dúvidas, temas para os grupos e recebem atualizações sobre os cuidados relativos à pandemia, entre outras. Elas compartilham suas vivências, sobretudo relacionadas ao sexo do bebê, o parto, cuidados com o bebê e fotos. Mensalmente, é realizado um grupo educativo de forma online pela plataforma Google Meet com temas selecionados de acordo com as principais dúvidas e sugestões das mulheres acolhidas pelo projeto. Desde outubro de 2020, já foram realizados sete grupos educativos versando sobre amamentação, trabalho de parto e parto, puerpério e cuidados com o recém-nascido. A média de duração da atividade é de 2 horas e conta com a participação das gestantes, tentantes e estudantes e professora da enfermagem. Resultados alcançados: O projeto conseguiu alcançar mulheres de Viçosa/MG e pessoas de diferentes localidades do Brasil. Percebe-se que as participantes do grupo conseguem expressar seus sentimentos acerca da gestação, expectativas e ansiedade em relação ao parto, experiências e dúvidas. Nos grupos educativos, as mulheres participaram das dinâmicas propostas, relataram que o conteúdo foi esclarecedor e agradeceram as informações de qualidade. É notório que, em um período tão desafiador, elas têm encontrado um espaço para trocas de experiências, abertura para diálogos, identificação com outras mulheres, fortalecimento de vínculo entre os envolvidos e, principalmente, o empoderamento e uma experiência positiva em relação ao ciclo gravídico-puerperal. Conclusões: O projeto de extensão é uma potência da universidade, interligando o meio acadêmico com a comunidade e, adjunto ao uso de tecnologias da comunicação, é possível elaborar ações de educação em saúde, transcorrer o distanciamento social e exercitar o pensar crítico-reflexivo, a autonomia e autoconhecimento das gestantes e puérperas integrantes do projeto. |