"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 14854

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Enfermagem
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Marcella Siqueira de Souza
Orientador ANDREIA GUERRA SIMAN
Outros membros Diego Henrique Silveira Ramos, Tatiane Roséli Alves Castro
Título Ações voltadas para idosos em uma Instituição de Longa Permanência durante a pandemia da COVID-19
Resumo Introdução: Durante a pandemia da COVID-19, são essenciais novas reestruturações no âmbito social e institucional. Estas reorganizações tornam-se ainda mais necessárias nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), espaços de moradia para pessoas com mais de 60 anos¹. No cenário pandêmico, intensificam-se aspectos como medo da doença, distanciamento e sentimento de solidão e abandono no cotidiano de idosos institucionalizados². Nesse contexto, a introdução da música e/ou atividades musicais proporciona interações sociais, recordações e bem estar⁴. Objetivos: relatar a experiência de discentes do curso de Enfermagem sobre a introdução da música como forma de terapia a idosos, em uma ILPI no interior de Minas Gerais, no segundo semestre de 2020, durante a pandemia da COVID-19. Principais ações: O trabalho foi implementado durante um estágio não obrigatório de dois acadêmicos de Enfermagem, vinculados à uma universidade pública federal. Na intervenção, foram utilizados tablets, rádio, smartphones e violão para reprodução de músicas, para sensibilização, relaxamento e terapia aos idosos institucionalizados. Participaram 20 residentes, divididos em 4 grupos de 5 pessoas, entre homens e mulheres, em horários alternados. Os residentes foram dispostos em um ambiente aberto, respeitando o distanciamento. Os acadêmicos estavam paramentados com equipamentos de proteção individual, como forma de evitar qualquer tipo de infecção. A atividade foi fragmentada em 3 momentos: reprodução de músicas por violão; apresentação de cantigas por smartphone e tablets; reprodução de música pelo rádio, sintonizando em um programa de rádio do município, em que foram dedicadas canções aos participantes e todos cantaram juntos. A intervenção durou, em média, 30 minutos por fase, com a presença dos acadêmicos, duas vezes por semana. Resultados alcançados: Com a musicoterapia, foi possível observar que os residentes demostraram satisfação, alegria, bem estar e diversão ao compartilharem suas memórias e músicas favoritas. Os idosos tiveram a oportunidade de desfrutar da criatividade e de fortalecer o vínculo entre os participantes. Ao tocarem músicas e cantarem juntos, o ambiente, que antes era silencioso e indiferente aos acontecimentos, tornou-se rico, alegre e leve. Dessa forma, a música propiciou momentos que farão parte de suas memórias afetivas. Com a implementação dessa prática, observa-se o impacto do canto e das estratégias músico-terapêuticas na manutenção da qualidade de vida desses idosos, favorecendo a autoexpressão, os relacionamentos, melhorando o humor, a cognição e, consequentemente, a vitalidade. Conclusões: Estimular os idosos por meio de canções foi imprescindível para o despertar criativo, auxílio à saúde mental e formação de memória afetiva. Essa vivência descrita aflora, em todos os envolvidos, sentimentos de afeto, reencontro e fortalecimento de vínculo.
Palavras-chave Pandemia, Instituições de Longa Permanência para Idosos, musicoterapia.
Forma de apresentação..... Vídeo
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