"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 14836

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Biologia geral
Setor Departamento de Biologia Geral
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Mirian Quintão Assis
Orientador GINIA CEZAR BONTEMPO
Outros membros Cassia Mônica Sakuragui, THAIS ALMEIDA CARDOSO FERNANDEZ
Título Contribuições e impactos do Programa de Licenciaturas Internacionais para licenciandos em Ciências Biológicas, UFV - Campus Viçosa
Resumo A globalização tem mudado os rumos da educação e, neste contexto, a internacionalização do ensino superior se apresenta como um diferencial na formação de cidadãos e profissionais que experimentam, por meio de diferentes modalidades, a vivência em outras instituições e sistemas educacionais, agregando valor ao diploma, interagindo com outras culturas, ampliando a visão de mundo, propiciando crescimento pessoal e profissional, entre outras contribuições. No Brasil, programas de mobilidade acadêmica como o Ciência sem Fronteiras e o Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI) já proporcionaram inúmeras vivências a estudantes universitários, sendo que este último tem a finalidade de aperfeiçoar a formação inicial docente, valorizar as licenciaturas e melhorar a qualidade da educação básica. Este resumo contempla parte do Trabalho de Conclusão de Curso da 1ª autora, que teve como objetivos compreender o processo de implementação e as motivações para a participação no PLI, bem como identificar os desafios, impactos e as principais contribuições das vivências no programa para a formação inicial dos licenciandos em Ciências Biológicas da UFV, campus Viçosa. Foi realizado um estudo de caso, utilizando-se da triangulação metodológica por meio de diferentes instrumentos de coleta de dados e de fontes de dados (pesquisa documental, levantamento por meio de questionário com os bolsistas e de entrevistas com as coordenadoras PLI UFV). Para análise dos dados, foi realizada a análise categorial, sendo os resultados apresentados de acordo com categorias pré-estabelecidas. A seguir, estão alguns dos resultados alcançados. Entre os anos de 2016 e 2020, oito licenciandos, todos advindos de escolas públicas, participaram do PLI e fizeram o intercâmbio pelo período de um ano letivo na Universidade de Coimbra, em Portugal. Foi possível constatar que a participação em um programa como o PLI foi uma oportunidade única para os licenciandos, motivados por fatores acadêmicos, profissionais e pessoais. As missões de trabalho, realizadas com docentes membros da equipe do projeto, foram um diferencial do programa, possibilitando a inserção e permanência adequada dos estudantes no exterior. Os estudantes vivenciaram desafios durante o intercâmbio, especialmente durante o processo inicial de adaptação ao novo país, cultura e ambiente acadêmico. No que concerne às contribuições, foi ratificado o caráter essencial de programas e políticas públicas como o PLI para proporcionar experiências acadêmicas, culturais e profissionais que agregaram e enriqueceram a formação dos estudantes, possíveis futuros professores na Educação Básica. O desenvolvimento deste trabalho foi importante na geração de informações que complementam a bibliografia ainda escassa com relação ao programa, especialmente no âmbito da UFV, auxiliando também na compreensão dos benefícios da internacionalização no ensino superior e suas implicações na formação inicial de professores.
Palavras-chave Internacionalização, Programa de Licenciaturas Internacionais, Formação inicial docente
Forma de apresentação..... Vídeo
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