Resumo |
A globalização tem mudado os rumos da educação e, neste contexto, a internacionalização do ensino superior se apresenta como um diferencial na formação de cidadãos e profissionais que experimentam, por meio de diferentes modalidades, a vivência em outras instituições e sistemas educacionais, agregando valor ao diploma, interagindo com outras culturas, ampliando a visão de mundo, propiciando crescimento pessoal e profissional, entre outras contribuições. No Brasil, programas de mobilidade acadêmica como o Ciência sem Fronteiras e o Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI) já proporcionaram inúmeras vivências a estudantes universitários, sendo que este último tem a finalidade de aperfeiçoar a formação inicial docente, valorizar as licenciaturas e melhorar a qualidade da educação básica. Este resumo contempla parte do Trabalho de Conclusão de Curso da 1ª autora, que teve como objetivos compreender o processo de implementação e as motivações para a participação no PLI, bem como identificar os desafios, impactos e as principais contribuições das vivências no programa para a formação inicial dos licenciandos em Ciências Biológicas da UFV, campus Viçosa. Foi realizado um estudo de caso, utilizando-se da triangulação metodológica por meio de diferentes instrumentos de coleta de dados e de fontes de dados (pesquisa documental, levantamento por meio de questionário com os bolsistas e de entrevistas com as coordenadoras PLI UFV). Para análise dos dados, foi realizada a análise categorial, sendo os resultados apresentados de acordo com categorias pré-estabelecidas. A seguir, estão alguns dos resultados alcançados. Entre os anos de 2016 e 2020, oito licenciandos, todos advindos de escolas públicas, participaram do PLI e fizeram o intercâmbio pelo período de um ano letivo na Universidade de Coimbra, em Portugal. Foi possível constatar que a participação em um programa como o PLI foi uma oportunidade única para os licenciandos, motivados por fatores acadêmicos, profissionais e pessoais. As missões de trabalho, realizadas com docentes membros da equipe do projeto, foram um diferencial do programa, possibilitando a inserção e permanência adequada dos estudantes no exterior. Os estudantes vivenciaram desafios durante o intercâmbio, especialmente durante o processo inicial de adaptação ao novo país, cultura e ambiente acadêmico. No que concerne às contribuições, foi ratificado o caráter essencial de programas e políticas públicas como o PLI para proporcionar experiências acadêmicas, culturais e profissionais que agregaram e enriqueceram a formação dos estudantes, possíveis futuros professores na Educação Básica. O desenvolvimento deste trabalho foi importante na geração de informações que complementam a bibliografia ainda escassa com relação ao programa, especialmente no âmbito da UFV, auxiliando também na compreensão dos benefícios da internacionalização no ensino superior e suas implicações na formação inicial de professores. |