"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 14824

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Geografia
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa PIBIC Ensino Médio
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Maria Eduarda Souza Hespanhol
Orientador ALLAIN WILHAM SILVA DE OLIVEIRA
Título As emoções envolvidas na mudança do ensino presencial para o ensino remoto: uma experiência dos alunos do triênio 2019-2021 do Colégio de Aplicação da UFV.
Resumo A escola é um espaço dotado de significados, constituindo parte essencial do processo de formação humana e intelectual dos indivíduos. Logo, o ensino médio deve ser vivido intensamente, de forma a possibilitar o desenvolvimento da curiosidade, capacidades acadêmicas e o autoconhecimento dos adolescentes. Entretanto, em março de 2020, a pandemia de COVID-19 e a consequente necessidade de isolamento social projetaram-se como um impasse para a concretização dessas experiências, uma vez que as aulas presenciais foram substituídas pelo ensino remoto emergencial. Nesse contexto, o processo de ensino-aprendizagem sofreu intensas transformações, afetando, inclusive, as emoções e a relação dos alunos com a escola. Sendo assim, o presente trabalho propõe uma análise desse fenômeno a partir de um recorte da realidade dos alunos do triênio 2019-2021, do Colégio de Aplicação da Universidade de Viçosa. O objetivo da pesquisa é compreender, sob uma perspectiva emocional da geografia, como se configura a escola remota, a ressignificação em seus símbolos e experiências, bem como as implicações dessas mudanças na rotina de estudos e nos sentimentos dos estudantes. Para isso, utilizou-se a metodologia de grupo focal, que consiste numa técnica de coleta de dados qualitativa, na qual a interação entre um determinado grupo de pessoas é capaz de promover uma ampla problematização sobre um determinado tema. Nesse caso, foram realizados quatro grupos focais, um por turma, cada um contando com a participação de seis estudantes do triênio 19-21 do COLUNI. É importante ressaltar que esses alunos tiveram cerca de um ano e dois meses de aula presencial, de forma que ainda guardam inúmeras memórias da escola presencial e encontraram, no ensino remoto, uma realidade completamente diferente da que estavam habituados. A análise dos resultados mostrou um olhar muito carinhoso dos alunos em relação à escola presencial, sobretudo em função da estreita relação com os colegas e professores, além da liberdade para aprender sobre assuntos que iam além da sala de aula. Assim, a não-presença desse espaço de vivência significou, também, a não-presença afetiva das emoções que eram travadas no colégio, o que tornou a dinâmica de estudos solitária e menos interessante. Dessa forma, conclui-se que o processo de ensino-aprendizagem vai além do conhecimento adquirido pelo contato com as disciplinas curriculares e suas rotinas de aulas, leituras e avaliações; ele depende, ainda, dos sentimentos. Por tudo isso, reafirma-se que uma escola de excelência e referência na educação é, além de uma estrutura física, uma experiência memorável, na qual os afetos, símbolos e significados possibilitam que tal espaço seja reconhecido pelos alunos como um lugar do qual vale a pena fazer parte.
Palavras-chave Ensino remoto, CAp-COLUNI, Emoções
Forma de apresentação..... Vídeo
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