Resumo |
Laboratórios virtuais de aprendizagem permitem simular ambiente, equipamentos e práticas que acontecem em laboratórios reais, podendo atuar como alternativa para aulas práticas ou recurso complementar ao ensino em diversas áreas do conhecimento. O ensino à distância e/ou remoto, em especial durante a pandemia da COVID-19, tem demandado, cada vez mais, por recursos que possibilitem a execução virtual de práticas de ensino, contribuindo para o aprendizado do aluno e evitando defasagem em seu aprendizado. Neste projeto, foi desenvolvido o módulo web do BioMol-VLab, versão 1.0, um Laboratório Virtual de Aprendizagem (LVA) para o ensino de Ciências Biológicas, capaz de simular práticas do laboratório de Genética e Biologia Molecular em um ambiente imersivo e controlado. Esse módulo consiste em interfaces web integradas ao BioMol-Vlab, tornando-o um ambiente virtual supervisionado para simulação e acompanhamento de práticas de ensino que favoreça a interação entre professores e alunos e apoie o processo de ensino-aprendizado em cursos de graduação das áreas de Ciências Biológicas e da Saúde. O módulo web abrange três visões: administrativa, para cadastro das informações de disciplinas e aulas práticas; do professor, com funcionalidades para gerenciamento de turmas, proposição de atividades práticas e acompanhamento do desempenho dos estudantes; e visão do estudante, com acesso aos recursos pedagógicos das disciplinas, incluindo textos e vídeos de apoio para execução das simulações práticas construídas em Unit 3D. As tecnologias utilizadas no desenvolvimento do módulo web abrangem: express.js, no backend e react.js, no frontend. Para armazenar as informações manipuladas pelo BioMol-Vlab como um todo, adotou-se um banco de dados NoSQL, implementado no Google Cloud Firestore. Ao longo do desenvolvimento, para verificar e validar a qualidade das interfaces produzidas, inspeções e testes de software foram realizados pela equipe de desenvolvimento em conjunto com um professor da área de Ciências Biológicas. |