Resumo |
Um dos grandes desafios do surdo na universidade é a falta de materiais em Libras, sendo marcado principalmente pela falta de sinais correspondentes a termos específicos do curso. Assim, muitas vezes os surdos passam a criar sinais combinados (não institucionalizados) com o seu intérprete para conseguir acessar a matéria em sua língua e assegurar seu direito linguístico. Essa pesquisa vincula-se ao campo da Linguística Aplicada, voltado para a formação de professores e para o ensino de línguas, levando em consideração os direitos linguísticos. Desse modo, a presente pesquisa buscou tornar institucionais os sinais utilizados no espaço acadêmico de uma disciplina da área da Engenharia (Geologia das Engenharias) que já teve um aluno surdo matriculado. Os conceitos em Libras de áreas especializadas são conhecidos como sinais-termo e se diferenciam dos sinais pelo teor técnico. Para isso, o objetivo do estudo foi analisar os sinais-termo da disciplina para fomentar a Tecnologia Assistiva (TA) Dicionário Online Bilíngue Libras/Português, em uma instituição de Ensino Superior na Zona da Mata Mineira. Utilizamos a metodologia qualitativa, com foco no levantamento documental da ementa da disciplina e de vídeo aulas para a busca, catalogação e análise desses sinais. Os sinais-termo encontrados nas vídeos aulas foram buscados também em dicionários e glossários, no entanto, não houve nenhum outro registro além daqueles da instituição investigada. Ao total, foram encontrados 16 sinais-termos voltados para a área de Geologia, utilizados no âmbito da Engenharia. Os sinais-termo foram analisados por meio da criação de fichas terminológicas, gravados e adicionados ao Dicionário Online Bilíngue Libras/Português. Como resultados, trazemos a análise das vídeo aulas, segundo as adequações metodológicas para o ensino de surdos, como o uso de sinais e de imagens, e a verificação gramatical dos sinais catalogados. Embora o número de sinais-termo tenha sido restrito, esperamos que eles possam ser divulgados de forma mais ampla e venham a contribuir para a acessibilidade e permanência de estudantes surdos no Ensino Superior nas áreas que contemplem conteúdos de Geologia. |