Resumo |
A utilização de metodologias ativas no processo de ensino tem se mostrado importante para a readequação do modelo educacional tradicional, uma vez que geram maior interação do estudante com a temática abordada, diminuindo os impasses no aprendizado e possibilitando a assimilação do conhecimento para além dos muros da Universidade. O conteúdo de Bioquímica é de extrema complexidade, e compõe o conteúdo programático de diversos cursos de graduação, principalmente os da área da saúde. Quando a apresentação do conteúdo é feita somente de maneira teórica observa-se a dificuldade dos discentes em conectar o conhecimento adquirido a sua vivência diária e fazer aplicação do mesmo em sua atuação profissional. O objetivo deste projeto foi criar um Canal no YouTube para disponibilizar materiais de Bioquímica para ensinar aos alunos do Curso de Nutrição, Campus Rio Paranaíba sobre as principais rotas metabólicas importantes para atuação do profissional nutricionista e realizar uma análise das notas dos discentes e dos acessos aos vídeos. Foram elaborados vídeos teóricos sobre o metabolismo de carboidratos, proteínas e lipídios; e vídeos com metodologias ativas das músicas de autoria da orientadora deste projeto para ensinar e facilitar a memorização das rotas bioquímicas. A eficácia dos vídeos foi avaliada a partir das notas obtidas na disciplina de CBI 250 (Bioquímica Fundamental – sem uso do lúdico e do Canal) e NUR 200 (Bioquímica da Nutrição – com o uso do lúdico e do Canal), bem como do número de acesso de cada vídeo postado. As notas foram comparadas pelo Teste de Wilcoxon a 5% de significância. Avaliou-se a nota final de 18 alunos, matriculados em ambas as disciplinas, sendo que a média final das notas de Bioquímica da Nutrição (NUR 200) foi maior (p<0,05) que as notas da disciplina de Bioquímica Fundamental (CBI250). O Canal CNIB (Conhecimentos de Nutrição, Imunologia e Bioquímica) possui atualmente 45 inscritos. Foram elaborados 24 vídeos para o Canal, sendo 16 referentes aos carboidratos, 4 sobre proteínas e 4 sobre lipídios. O vídeo teórico com maior número de acessos foi intitulado “Rota das Pentoses” (n = 126 acessos), enquanto o vídeo “Lipólise” possuiu o menor número de visualizações (n = 19 acessos). Em relação aos vídeos de metodologias ativas, o vídeo da música “Ciclo do Alemão” foi o de maior número de visualizações (n = 65 acessos) e o de menor acesso foi o chamado “Bicicleta do Alemão” (n = 3 visualizações). Concluiu-se que as redes sociais, associadas ao lúdico, permitem a maior difusão de informações de maneira simples e descontraída, possibilitando o aprendizado e memorização de rotas bioquímicas de grande importância nutricional. |