Resumo |
Atualmente, os evangélicos têm se aventurado no campo do humor a fim de produzir conteúdos na internet (MARTINS e RIVERO, 2019). Entre esses, muitos fazem parte de uma camada advinda do protestantismo: o pentecostalismo (BANDEIRA, 2017). Assim sendo, diante desse cenário de “explosão gospel” (CUNHA, 2007), o que salta aos olhos é o canal “Desconfinados”, do qual o principal idealizador e roteirista é o Jonathan Nemer, conhecido como humorista e evangélico pentecostal. Ele compartilha esquetes no Youtube relatando as mais diversas situações do cotidiano, inclusive as da vida do povo evangélico. Isto posto, o nosso objetivo geral é analisar as estratégias discursivas para a construção do humor evangélico neste canal, e os objetivos específicos são: (i) entender mais e melhor sobre a relação entre os evangélicos e o humor; (ii) examinar as condições e as circunstâncias que determinam a instância de produção dos esquetes do canal “Desconfinados”; (iii) compreender mais e melhor as características dos esquetes; (iv) descrever o contrato de comunicação dos esquetes de “Desconfinados”; (v) descrever as situações de comunicação nas quais os personagens dos esquetes se encontram; (vi) reconhecer os diversos sujeitos que integram a enunciação nos esquetes; (vii) identificar e descrever os atos de comunicação humorísticos nas falas dos personagens dos esquetes. No que tange à metodologia, a teoria Semiolinguística de Patrick Charaudeau foi escolhida, pois ela oferece um aparato teórico-metodologico adequado para a análise dos atos humorísticos nos esquetes. Quanto ao corpus, cogita-se a seleção de nove esquetes para a análise, com os temas relacionados ao mundo evangélico. Foi dada uma importância maior aos temas do mundo evangélico por causa do objetivo geral deste trabalho, bem como para conhecer mais e melhor a relação entre o humor e a religião. Cabe aqui relatar alguns breves resultados adquiridos no nosso projeto de pesquisa: (i) o quadro comunicacional mais adequado à análise é o quadro proposto por Alves (2006) – com base nos apontamentos de Mello (2003; 2004; 2005) – o qual contempla os diversos sujeitos que integram a enunciação nos esquetes; (ii) dois atos humorísticos foram analisados brevemente e, neles, foi possível verificar a operacionalidade de categorias como as dos Modos de Organização do Discurso, do jogo enunciativo, entre outras; (iii) em um dos atos humorísticos foi encontrada a categoria do sarcasmo, que ocorre quando o pensamento e o dito de um locutor são negativos sobre determinado alvo, acionada pela técnica da réplica direta; (iv) no outro procuramos identificar uma categoria dos MOD e encontramos um Modo Elocutivo de Declaração por Afirmação. Ademais, há ainda um considerável caminho a percorrer, a fim de vislumbrarmos de forma concisa as estratégias discursivas para a construção do humor no canal “Desconfinados”, e a Semiolinguística tem se mostrado útil, sendo uma lente fundamental para a análise do nosso objeto de estudo. |