"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 14810

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Medicina
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Lucas Macedo Pereira Viana
Orientador BRUNNELLA ALCANTARA CHAGAS DE FREITAS
Outros membros Alice Rezende Corrêa e Castro Costa, Victor Schulthais Chagas
Título Análise dos ingressos no curso de medicina da Universidade Federal de Viçosa do ano de 2020 - desempenho no ENEM e perfil dos acadêmicos
Resumo Introdução: O ingresso em uma universidade federal requer uma série de fatores de preparo e os cursos de medicina são os que apresentam a maior concorrência em função da grande proporção de candidatos por vaga. Há escassez na literatura sobre o perfil dos candidatos aprovados em cursos de medicina de universidades federais, como a Universidade Federal de Viçosa (UFV), na qual este curso da saúde apresenta conceito máximo pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Objetivos: Caracterizar o perfil, desempenho e estratégias adotadas pelos estudantes que ingressaram no curso de medicina da Universidade Federal de Viçosa no ano de 2020. Metodologia: Aplicou-se questionário on-line aos calouros do curso de medicina do ano de 2020 via Google Forms®, como projeto de pesquisa registrado e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFV. Foram analisados aspectos subjetivos, como o tempo médio de estudo diário de cada estudante, o tempo de estudo em anos para ingressar na universidade, as principais dificuldades enfrentadas pelos estudantes e os fatores facilitadores para aprovação. Além disso, foram feitas perguntas acerca das notas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e outras perguntas subjetivas relacionadas à visão do estudante em relação à prova do ENEM e à aprovação. Resultados: Dos 55 estudantes (100%), 71,0% estudaram mais de oito horas por dia e 70,9% fizeram pelo menos um ano de curso pré-vestibular. Destacaram-se as médias de matemática e redação no Exame Nacional do Ensino Médio. A instabilidade emocional foi o obstáculo mais mencionado (54,5%) e o ensino médio de qualidade o que mais contribuiu para a classificação (23,6%). Conclusões: O perfil dos ingressantes no curso de medicina da Universidade Federal de Viçosa no ano de 2020 se caracterizou pelo bom desempenho no ENEM, que pode estar relacionado a uma elevada carga diária de estudos e a presença de um ensino médio de qualidade. O ensino médio de qualidade como principal fator que facilitou a entrada na universidade pressupõe a importância do investimento em educação para possibilitar um melhor desempenho no ENEM, o que pode estar relacionado a um perfil ainda elitista no curso de medicina. O fato de a instabilidade emocional ter sido relatada como o principal obstáculo para aprovação no curso chama a atenção para a saúde mental desses estudantes. Entretanto, a escassez na literatura sobre o perfil de ingressantes nas universidades torna necessária a realização de mais estudos. Como perspectiva em curto prazo, iremos produzir um vídeo para divulgação dos resultados para as escolas de ensino médio.
Palavras-chave Educação em graduação de Medicina, Estudantes de Medicina, Ensino Médio
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
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