"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 14807

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Saúde coletiva
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Ana Luíza Carvalho Xavier
Orientador LEANDRO DAVID WENCESLAU
Outros membros Maria Eduarda Oliveira Pimentel, PEDRO BARATTI LIMA
Título Prevalência de sintomas de transtornos mentais comuns nos estudantes de graduação durante a pandemia por doença por coronavírus
Resumo Introdução: No dia 11 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou o surto de doença por coronavírus (COVID-19) como uma pandemia. Desde então, os países têm adotado estratégias de distanciamento a fim de mitigar essa pandemia e evitar a sobrecarga do sistema de saúde. Por outro lado, as estratégias de distanciamento social têm potenciais efeitos negativos na saúde de quem está isolado. A presença de sofrimento mental deve ser observada com especial atenção em universitários, visto que esse grupo possui maior prevalência de transtornos mentais do que a população em geral. Objetivos: Identificar a presença de sintomas de ansiedade, depressão e estresse entre estudantes de graduação de uma universidade de Minas Gerais no período da pandemia. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal descritivo, em que os dados foram coletados por meio de levantamento/survey entre os dias de 6 novembro de 2020 e 10 de dezembro de 2020, pela plataforma Google forms. Todos os estudantes de uma universidade de Minas Gerais, maiores de 18 anos, foram convidados a responder a pesquisa por meio de mídias sociais e email. A participação foi voluntária e foi fornecido um termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE). O questionário era composto por inquérito sociodemográfico básico, avaliação do distanciamento social e avaliação de sintomas de estresse, ansiedade e depressão pelo instrumento Depression Anxiety Scale (DASS-21) na versão traduzida e validada para o português do Brasil. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da universidade participante do estudo. Resultados: Foram obtidas 528 respostas ao questionário, porém, para correta interpretação do DASS-21, só foram consideradas as respostas dos alunos que o preencheram integralmente. Por isso, a amostra válida de estudantes foi de 448 alunos. Sendo assim, 292 (65,18%) apresentaram uma ou mais alterações graves ou muito graves no resultado do DASS-21 e 62 (13,84%) não apresentaram alterações em nenhuma categoria. Ao considerar sintomas depressivos 32,81% relataram alterações muito graves e 15,40%,graves. Nos sintomas ansiosos, 38,39% relataram alterações muito graves e 8,48% graves. Sintomas muito graves de estresse foram relatados por 20,98% e os graves 22,99%. Ademais, os resultados mostraram que as variáveis sexo, idade, renda familiar, pertencimento a grupo de risco para COVID-19 e número de pessoas com quem o aluno reside possuem associação com o resultado do DASS-21 (p<0,05). Conclusão: Os resultados da pesquisa corroboram com a hipótese de que estudantes de graduação da universidade pesquisada possuem alta prevalência de sintomas de transtornos mentais comuns durante o período da pandemia. Dessa forma, é necessário qualificar a abordagem dessas condições, a fim de desenvolver ações preventivas para mitigar o adoecimento mental, além de oferecer suporte psicossocial para os estudantes que já estão em sofrimento mental.
Palavras-chave Pandemia de COVID-19, Saúde mental, Estudantes de graduação
Forma de apresentação..... Vídeo
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