Resumo |
O projeto de extensão Contação de Histórias Infantis: Promovendo a Imaginação e o Lúdico foi criado no ano de 2008 pelo curso de Educação Infantil da Universidade Federal de Viçosa. A estrutura dos atendimentos é elaborada pensando em manter o formato itinerante, buscando assim alcançar um número maior de pessoas em Viçosa e região. Contudo, a partir do ano de 2020 as atividades presenciais foram interrompidas, passando a atuar de modo remoto. Dessa forma, utilizou-se as seguintes plataformas para realização das atividades: Facebook, Instagram e o Google Meet. O objetivo do projeto foi exlorar a literatura infantil e a contação de contação de histórias usando essas plataformas, inserindo as atividades na rotina das crianças pelos professores e responsáveis. Foram realizadas lives e oficinas onde diferentes profissionais ensinaram como diferentes materiais didáticos podem ser elaborados para promoção das atividades de literatura infantil. As redes sociais permitiram a publicação de vídeos do projeto com as contações de histórias, abordando diferentes temáticas, postagens informativas e as de divulgações de palestras e oficinas promovidas pelo o projeto. A plataforma do Google Meet foi selecionada para realização dos encontros ao vivo de formação para professores e responsáveis. Os encontros ao vivo, possibilitaram uma proximidade com público em geral.Os momentos de troca com o público foram importantes para observação das possíveis melhorias de atuação do projeto, colaborando com o processo de construção das ações e na formação acadêmica dos envolvidos nos eventos. A partir de análises executadas pela equipe do projeto em relação ao público alcançado, foi observado que ao contrário do presencial, a participação dos responsáveis e profissionais da área da educação foi ampliada. Devido às particularidades do novo formato de atendimento, a participação destes mostrou-se estratégica para o trabalho do projeto com as crianças, sendo os adultos uma ponte entre as crianças e o projeto de Contação de Histórias. O ponto positivo do uso das redes sociais foi a oportunidade de atender um número maior de pessoas. Dessa forma, a equipe notou que é importante a movimentação nesses espaços mesmo com retorno presencial das atividades. Por outro lado, trabalhar de forma virtual prejudica o contato com as crianças, dificultando a avaliação dos impactos dos recursos e histórias. Esta situação coloca a equipe dependente do feedback de pessoas próximas a elas, e em alguns casos não são transmitidas essas informações. Conclui-se que, como todos os espaços envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, o projeto de extensão teve que se recriar no período da pandemia para desenvolver suas atividades e colaborar com a educação das crianças, atrair a participação dos pais e responsáveis, dos estudantes da Educação Infantil e dos professores. |