"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 14798

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Economia Doméstica
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Larissa Marangon Magaton Pinto
Orientador MARCIA ONISIA DA SILVA
Outros membros Letícia Álvares da Silva Mol, Mariana Melo Oliveira, Rosely Soares de Souza
Título Contação de Histórias Infantis: Promovendo a Imaginação e o Lúdico
Resumo O projeto de extensão Contação de Histórias Infantis: Promovendo a Imaginação e o Lúdico foi criado no ano de 2008 pelo curso de Educação Infantil da Universidade Federal de Viçosa. A estrutura dos atendimentos é elaborada pensando em manter o formato itinerante, buscando assim alcançar um número maior de pessoas em Viçosa e região. Contudo, a partir do ano de 2020 as atividades presenciais foram interrompidas, passando a atuar de modo remoto. Dessa forma, utilizou-se as seguintes plataformas para realização das atividades: Facebook, Instagram e o Google Meet. O objetivo do projeto foi exlorar a literatura infantil e a contação de contação de histórias usando essas plataformas, inserindo as atividades na rotina das crianças pelos professores e responsáveis. Foram realizadas lives e oficinas onde diferentes profissionais ensinaram como diferentes materiais didáticos podem ser elaborados para promoção das atividades de literatura infantil. As redes sociais permitiram a publicação de vídeos do projeto com as contações de histórias, abordando diferentes temáticas, postagens informativas e as de divulgações de palestras e oficinas promovidas pelo o projeto. A plataforma do Google Meet foi selecionada para realização dos encontros ao vivo de formação para professores e responsáveis. Os encontros ao vivo, possibilitaram uma proximidade com público em geral.Os momentos de troca com o público foram importantes para observação das possíveis melhorias de atuação do projeto, colaborando com o processo de construção das ações e na formação acadêmica dos envolvidos nos eventos. A partir de análises executadas pela equipe do projeto em relação ao público alcançado, foi observado que ao contrário do presencial, a participação dos responsáveis e profissionais da área da educação foi ampliada. Devido às particularidades do novo formato de atendimento, a participação destes mostrou-se estratégica para o trabalho do projeto com as crianças, sendo os adultos uma ponte entre as crianças e o projeto de Contação de Histórias. O ponto positivo do uso das redes sociais foi a oportunidade de atender um número maior de pessoas. Dessa forma, a equipe notou que é importante a movimentação nesses espaços mesmo com retorno presencial das atividades. Por outro lado, trabalhar de forma virtual prejudica o contato com as crianças, dificultando a avaliação dos impactos dos recursos e histórias. Esta situação coloca a equipe dependente do feedback de pessoas próximas a elas, e em alguns casos não são transmitidas essas informações. Conclui-se que, como todos os espaços envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, o projeto de extensão teve que se recriar no período da pandemia para desenvolver suas atividades e colaborar com a educação das crianças, atrair a participação dos pais e responsáveis, dos estudantes da Educação Infantil e dos professores.
Palavras-chave literatura infantil, contação de histórias, atividades remotas.
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
Gerado em 0,62 segundos.