Resumo |
Com o avanço do novo coronavírus pelo mundo e a declaração de estado pandêmico a partir dos primeiros meses de 2020, inaugurou-se também a necessidade de isolamento social e medidas preventivas com o objetivo de conter o avanço da Covid-19. Diante disso, escolas, faculdades e universidades começaram a adotar o Ensino Remoto Emergencial, com a realização de atividades à distância (síncronas ou assíncronas), por meio da internet. Assim, o projeto “@Univestudar” surgiu a partir da demanda de estudantes, professores e profissionais da educação se adaptarem a uma nova maneira de levar adiante o processo de aprendizagem para crianças, adolescentes, jovens e adultos. Além disso, ele é constituído de duas frentes: uma página no Instagram, que busca engajamento entre os estudantes, com um ritmo de três postagens semanais, contendo dicas e informações sobre os hábitos e estratégias de estudo. Há também a frente das oficinas para auxiliar os estudantes, por meio de palestras e exercícios que abordam estratégias de estudos e modos de organização para os estudos em casa. Assim, foram oferecidos dois tipos de oficinas a alunos(as) do Ensino Médio: uma sobre hábitos de estudos, na qual foi abordada a importância de criar o hábito de estudar, e outra sobre a organização dos conteúdos a serem estudados e o uso de cronogramas funcionais. As oficinas foram realizadas em três escolas: duas na cidade de Viçosa - uma pública e uma particular e uma escola estadual em Santana dos Montes-MG. As oficinas ocorreram de modo online e todas obtiveram boa participação (de cinquenta a oitenta estudantes em cada uma) e interesse em relação ao tema abordado (expresso nas interações via chat do Google Meet e perguntas diretamente no áudio das reuniões). Tais atividades obtiveram bons resultados a partir da grande participação e do retorno positivo por parte do público-alvo. Dessa forma, as oficinas do projeto “@Univestudar” têm sido uma ferramenta para auxiliar estudantes na organização de uma rotina de estudos, de modo a equilibrar as diversas dimensões da vida, bem como ajudar em ações pedagógicas junto aos estudantes, traçando rotas para aliviar os impactos negativos do isolamento social no campo da educação. |