"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 14797

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Geovane Macedo da Costa
Orientador RITA DE CASSIA DE SOUZA
Outros membros Beatriz Monteiro da Cruz, Juliana Aparecida Moreira Neves, Stéfany do Nascimento Peron
Título @Univestudar: oficinas online como apoio a estudantes em tempos de isolamento social
Resumo Com o avanço do novo coronavírus pelo mundo e a declaração de estado pandêmico a partir dos primeiros meses de 2020, inaugurou-se também a necessidade de isolamento social e medidas preventivas com o objetivo de conter o avanço da Covid-19. Diante disso, escolas, faculdades e universidades começaram a adotar o Ensino Remoto Emergencial, com a realização de atividades à distância (síncronas ou assíncronas), por meio da internet. Assim, o projeto “@Univestudar” surgiu a partir da demanda de estudantes, professores e profissionais da educação se adaptarem a uma nova maneira de levar adiante o processo de aprendizagem para crianças, adolescentes, jovens e adultos. Além disso, ele é constituído de duas frentes: uma página no Instagram, que busca engajamento entre os estudantes, com um ritmo de três postagens semanais, contendo dicas e informações sobre os hábitos e estratégias de estudo. Há também a frente das oficinas para auxiliar os estudantes, por meio de palestras e exercícios que abordam estratégias de estudos e modos de organização para os estudos em casa. Assim, foram oferecidos dois tipos de oficinas a alunos(as) do Ensino Médio: uma sobre hábitos de estudos, na qual foi abordada a importância de criar o hábito de estudar, e outra sobre a organização dos conteúdos a serem estudados e o uso de cronogramas funcionais. As oficinas foram realizadas em três escolas: duas na cidade de Viçosa - uma pública e uma particular e uma escola estadual em Santana dos Montes-MG. As oficinas ocorreram de modo online e todas obtiveram boa participação (de cinquenta a oitenta estudantes em cada uma) e interesse em relação ao tema abordado (expresso nas interações via chat do Google Meet e perguntas diretamente no áudio das reuniões). Tais atividades obtiveram bons resultados a partir da grande participação e do retorno positivo por parte do público-alvo. Dessa forma, as oficinas do projeto “@Univestudar” têm sido uma ferramenta para auxiliar estudantes na organização de uma rotina de estudos, de modo a equilibrar as diversas dimensões da vida, bem como ajudar em ações pedagógicas junto aos estudantes, traçando rotas para aliviar os impactos negativos do isolamento social no campo da educação.
Palavras-chave Educação, Univestudar, Ensino Remoto
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
Gerado em 0,67 segundos.