"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 14791

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Ciência da computação
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas - Campus Florestal
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Júlia Costa de Faria
Orientador THAIS REGINA DE MOURA BRAGA SILVA
Outros membros FABRICIO AGUIAR SILVA, Vinícius Gabriel de Jesus Almeida
Título Contexto das coisas: provendo perfis de objetos inteligentes como um serviço
Resumo Devido aos avanços das tecnologias em dispositivos móveis e embarcados, a área de sistemas de transportes inteligentes (STI) evoluiu significativamente. Considerando, em particular, as aplicações de sugestão de rotas, a maior parte das mesmas está voltada para veículos particulares, buscando caminhos curtos e rápidos. Porém, muitos cidadãos se deslocam pela cidade em veículos coletivos. Além disso, sugestões de rotas que levam em conta a aplicação de outros contextos, como segurança e condições climáticas, também podem ser úteis e, muitas vezes, mais adequadas. Neste trabalho, foi realizada uma pesquisa direcionada à criação de rotas para ônibus públicos urbanos, levando-se em consideração o quesito de segurança destas, isto é, seu nível de criminalidade de acordo com dados históricos. A hipótese considerada indica ser possível criar um modelo de determinação de rotas que equilibre os ganhos de segurança com o aumento da distância percorrida. Desta forma, o objetivo geral foi avaliar a aplicação de uma solução de estabelecimento de rotas seguras já existente na literatura para o recorte de ônibus urbanos, considerando o impacto de uso das mesmas por meio de métricas sobre o nível de segurança, distância percorrida pelos veículos e manutenção das áreas de cobertura, além de propor uma forma de realocação de pontos de ônibus, analisando seu resultado para a população local. O estudo foi realizado considerando a cidade de São Paulo devido à disponibilidade de dados públicos e oficiais. Em suma, a estratégia do trabalho de referência da literatura selecionado propõe identificar regiões de criminalidade na cidade a partir de dados históricos e construir rotas entre pontos de origem e destino de maneira a evitar ao máximo tais localidades. Para criar e mapear a cidade de São Paulo, bem como construir as rotas para as linhas de ônibus da mesma, a biblioteca de grafos OSMnx foi utilizada. Através desta, foi possível ranquear pelo critério de segurança todas as possibilidades de rotas entre pontos de paradas de ônibus. Por fim, para realocar os pontos de paradas localizados em regiões perigosas, foi proposto um algoritmo que busca opções mais seguras, desde que as mesmas estejam dentro de um raio máximo de distância euclidiana e de um limite para deslocamento pelas vias. Os resultados para os pontos de paradas realocados indicaram ser possível reduzir, em média, 20% o tráfego rodoviário em regiões inseguras, com aumento médio do trajeto em apenas 13%. Já para o contexto onde os pontos de paradas são mantidos em seus respectivos locais originais, há uma redução média de 5% do tráfego em regiões perigosas com aumento no deslocamento de cerca de 5%. Sendo assim, conclui-se que o objetivo exposto foi concluído e a hipótese foi confirmada para o recorte das avaliações realizadas. Para trabalhos futuros, é possível avaliar o impacto do uso das rotas seguras nos ônibus junto à população geral, considerando seu real padrão de mobilidade.
Palavras-chave Inferência de crimes, sugestão de rotas, sistemas distribuídos
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,65 segundos.