Resumo |
Introdução: As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs) são respaldadas no Brasil pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC). Esta política tem como cenário base de atuação o Sistema Único de Saúde, e visa a promoção da integralidade do cuidado ao usuário, centrado na visão ampliada e humanizada. Essas práticas consistem em uma abordagem terapêutica diferenciada do adoecimento, e visa o equilíbrio energético através dos canais de energia do corpo e da mente. Seguindo a linha de práticas da Medicina Tradicional Chinesa, a laserterapia consiste em uma prática terapêutica que utiliza da bioestimulação não invasiva dos pontos de acupuntura por meio do laser sobre a pele. O laser proporciona uma energia luminosa, capaz de induzir por forma fotobiológica efeitos bioquímicos e bioelétricos nas células, proporcionando uma terapia anti-inflamatória, antiálgica e regeneradora celular, sendo indicada para o tratamento complementar de crianças. Objetivo: Identificar na literatura as estratégias para o uso de laserpuntura no tratamento alternativo de condições psicobiológicas em crianças. Metodologia: Trata-se de uma revisão de literatura realizada na base de dados do Google Scholar e do Ministério da Saúde, utilizando as palavras “criança” AND “acupuntura a laser”. Foram incluídas as publicações do tipo artigo, publicadas no período de 2012 a 2021, nos idiomas português e inglês. Os mesmos foram selecionados de forma pareada pela leitura do título, resumo, e artigo na íntegra. Resultados: Foram encontradas 17 publicações. Destas, 07 (41%) foram incluídas no estudo. A análise dos mesmos permitiu inferir que a laserpuntura é uma estratégia de estimulação dos pontos de acupuntura que tem sido utilizada em crianças que possuem medo de agulhas, aflição a sementes ou que muitas vezes as retiram durante o procedimento. Esta prática é interessante por ser de rápida aplicação e de baixo risco, além de ser útil durante as consultas de enfermagem durante a puericultura. Como os pontos são os referentes aos da acupuntura, as propriedades terapêuticas são diversas e devem ser individualizadas de acordo com a necessidade de cada criança, por profissionais de saúde capacitados. Ademais, a equipe pode utilizar de recursos lúdicos enquanto forma divertida, descontraída e integral de manter o equilíbrio energético do corpo e da mente e de se fazer saúde. Conclusões: Conclui-se a partir desse trabalho que profissionais de saúde capacitados podem utilizar as práticas integrativas e complementares, dentre elas a laserterapia, como estratégia de tratamento de condições de saúde em crianças. Com isso, recursos lúdicos podem ser aplicados a fim de envolver as crianças nas práticas terapêuticas do seu processo saúde-doença. |