"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 14772

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Biologia geral
Setor Departamento de Biologia Geral
Bolsa PET
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Stella Braathen de Carvalho
Orientador MARA GARCIA TAVARES
Outros membros Djalma Aguiar Luna, Guilherme de Castro Gonçalves, Helena Martiniano Almeida, Jefferson Fernandes Junior, Luis Guilherme Fonseca Oliveira, Tandara Ketlyn Degobi Xavier, Thiago Augusto Barbosa, Yasmini Lopes de Oliveira
Título Roda de conversa: a prática do inglês como ferramenta essencial para a formação pessoal e profissional dos petianos do Curso de Ciências Biológicas
Resumo É evidente que, na atual conjuntura, saber uma segunda língua é de extrema importância. O inglês, em particular, está presente no nosso cotidiano, em propagandas, músicas, filmes e, principalmente, no meio acadêmico, onde configura-se como a principal forma de divulgação de pesquisas e trabalhos científicos. Sabendo que a fluência no inglês e, em qualquer outra língua, é alcançada a partir da prática, o projeto Roda de Conversa foi desenvolvido pelo Programa de Educação Tutorial de Biologia da UFV em parceria com o Rotaract Club de Viçosa, com o intuito de exercitar e praticar o inglês dos participantes, para que os mesmos pudessem desenvolver a fala e o entendimento da língua proposta. O projeto envolveu três encontros, com uma periodicidade quinzenal. Nestes encontros foram desenvolvidas diferentes atividades com foco em conversação e vocabulário, levando-se em consideração os diferentes níveis de inglês dos participantes presentes. Os participantes aprenderam/aperfeiçoaram formas de se apresentar, planejar viagens e lidar com situações hipotéticas. Eles também participaram de jogos de adivinhação e dinâmicas, além de serem introduzidos a novos vocabulários típicos dos norte-americanos. Após cada roda de conversa foi solicitado um feedback aos participantes, com o intuito de avaliar o desempenho e opiniões dos mesmos sobre as atividades desenvolvidas. No formulário havia também um espaço para sugestões de atividades para os próximos encontros e comentários positivos e/ou negativos sobre a atividade. Por meio das dinâmicas estabelecidas, foi notória a diferença de níveis de inglês entre os participantes, o que não os impediu de participar das atividades propostas. De acordo com o feedback supracitado, a maioria dos participantes relatou ter se sentido a vontade para se comunicar, mesmo não se considerando fluente. Além disto, eles gostaram da experiência, pois, a maioria nunca havia participado de uma roda de conversa em inglês. Eles também consideraram que tiveram uma ótima oportunidade de praticar o inglês e demonstraram interesse na continuidade do projeto. Os participantes também afirmaram que o projeto contribuiu para o estabelecimento de novas amizades, pois, as atividades desenvolvidas incluíam a interação dos integrantes dos dois grupos, o que propiciou a integração dos mesmos. O projeto também contribuiu para o aperfeiçoamento do inglês dos discentes organizadores das rodas de conversa, pois, eles também tiveram a oportunidade de praticar o inglês durante o processo de elaboração das dinâmicas. Por fim, pode-se concluir que o projeto alcançou o seu objetivo inicial, que era ampliar o contato dos envolvidos com uma língua estrangeira, de forma divertida e descontraída, com uma abordagem que facilitou o aprendizado, além de ter proporcionado uma troca de experiências entre os diversos participantes.
Palavras-chave Língua estrangeira, Parceria, Conversação
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,66 segundos.