Outros membros |
Djalma Aguiar Luna, Guilherme de Castro Gonçalves, Helena Martiniano Almeida, Jefferson Fernandes Junior, Luis Guilherme Fonseca Oliveira, Tandara Ketlyn Degobi Xavier, Thiago Augusto Barbosa, Yasmini Lopes de Oliveira |
Resumo |
É evidente que, na atual conjuntura, saber uma segunda língua é de extrema importância. O inglês, em particular, está presente no nosso cotidiano, em propagandas, músicas, filmes e, principalmente, no meio acadêmico, onde configura-se como a principal forma de divulgação de pesquisas e trabalhos científicos. Sabendo que a fluência no inglês e, em qualquer outra língua, é alcançada a partir da prática, o projeto Roda de Conversa foi desenvolvido pelo Programa de Educação Tutorial de Biologia da UFV em parceria com o Rotaract Club de Viçosa, com o intuito de exercitar e praticar o inglês dos participantes, para que os mesmos pudessem desenvolver a fala e o entendimento da língua proposta. O projeto envolveu três encontros, com uma periodicidade quinzenal. Nestes encontros foram desenvolvidas diferentes atividades com foco em conversação e vocabulário, levando-se em consideração os diferentes níveis de inglês dos participantes presentes. Os participantes aprenderam/aperfeiçoaram formas de se apresentar, planejar viagens e lidar com situações hipotéticas. Eles também participaram de jogos de adivinhação e dinâmicas, além de serem introduzidos a novos vocabulários típicos dos norte-americanos. Após cada roda de conversa foi solicitado um feedback aos participantes, com o intuito de avaliar o desempenho e opiniões dos mesmos sobre as atividades desenvolvidas. No formulário havia também um espaço para sugestões de atividades para os próximos encontros e comentários positivos e/ou negativos sobre a atividade. Por meio das dinâmicas estabelecidas, foi notória a diferença de níveis de inglês entre os participantes, o que não os impediu de participar das atividades propostas. De acordo com o feedback supracitado, a maioria dos participantes relatou ter se sentido a vontade para se comunicar, mesmo não se considerando fluente. Além disto, eles gostaram da experiência, pois, a maioria nunca havia participado de uma roda de conversa em inglês. Eles também consideraram que tiveram uma ótima oportunidade de praticar o inglês e demonstraram interesse na continuidade do projeto. Os participantes também afirmaram que o projeto contribuiu para o estabelecimento de novas amizades, pois, as atividades desenvolvidas incluíam a interação dos integrantes dos dois grupos, o que propiciou a integração dos mesmos. O projeto também contribuiu para o aperfeiçoamento do inglês dos discentes organizadores das rodas de conversa, pois, eles também tiveram a oportunidade de praticar o inglês durante o processo de elaboração das dinâmicas. Por fim, pode-se concluir que o projeto alcançou o seu objetivo inicial, que era ampliar o contato dos envolvidos com uma língua estrangeira, de forma divertida e descontraída, com uma abordagem que facilitou o aprendizado, além de ter proporcionado uma troca de experiências entre os diversos participantes. |