Resumo |
Descrição do tema central do trabalho: A Aula Invertida (AI) é um método ativo no qual o estudante estuda os conteúdos de forma individual e assíncrona, para posteriormente discutir com os docentes e seus pares em sala de aula, sincronamente. Por sua vez, a ênfase do Mapa Conceitual (MC) é na assimilação e integração dos conteúdos de forma ativa. O MC está baseado na aprendizagem significativa, cujas representações esquematizadas ajudam a sistematizar, interligar e sintetizar as informações. Na disciplina NUT 364 - Políticas de Saúde da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Campus Viçosa, a coordenadora criou uma metodologia que integra a AI e o MC, desta forma, os alunos primeiramente estudam o material de forma individual e posteriormente constroem o MC em equipes. Público alvo: Estudantes dos cursos da Enfermagem, Medicina, Nutrição e Serviço Social que cursaram a disciplina NUT 364, nos períodos remotos (2020 e 2021). Justificativa: Em decorrência da pandemia de COVID-19, os docentes e estudantes tiveram que reinventar o processo de ensino, aprendizagem e avaliação. A maior preocupação foi manter a qualidade do ensino, motivando e engajando os estudantes. Na disciplina NUT 364, criamos uma metodologia que integra o aprendizado ativo com foco na aprendizagem colaborativa, garantindo que cada estudante também estude as temáticas individualmente. Objetivos: Analisar a percepção dos estudantes sobre o processo de ensino, aprendizagem e avaliação da construção do MC associado a AI, no ensino remoto. Metodologia: As AI foram estruturadas de forma que os alunos, assincronamente, realizassem a leitura do capítulo proposto, elaborassem uma síntese e elencassem os respectivos conceitos chave. Após as correções pelas docentes, cada grupo, construiu os respectivos MC, de forma síncrona, utilizando o Software CmapTools. Em seguida, os docentes deram o feedback e fizeram as correções. Todo este processo ocorreu de maneira ativa com os estudantes engajados, divididos em suas diferentes funções (coordenador, relator e gestor do tempo), que rodiziaram. Resultados: todo o processo de construção, feedback e avaliação dos MC associados as AI, foram alicerçados nos 4 Pilares da Educação: aprender a aprender, a ser, a fazer, e a conviver. O processo de construção, feedback e avaliação do MC, ocorreu em seis momentos ao longo do semestre e à medida que os novos conteúdos iam sendo incorporados, os MC se transformavam e com eles os alunos também. Ao final do semestre cada equipe construiu um único MC de todo livro de Políticas de Saúde. Segundo os depoimentos, ocorreram mudanças relacionadas ao desenvolvimento cognitivo e pessoal. Salienta-se o desenvolvimento do trabalho em equipe e o estímulo à autonomia, ao pensamento crítico e a capacidade de síntese. Quanto aos conteúdos, conseguiram assimilar e integrá-los. Conclusões: O feedback assertivo, imediato e em tempo oportuno, foi imprescindível para o aprendizado efetivo proporcionado pelo MC associado a AI. |