Outros membros |
Amanda de Souza, Clara Regina Santos Batistelli, Daniel Reis Correia, Lais Sousa da Silva, Manuela Martins Cardoso, Maria Cordeiro dos Santos, Maria Paula Barbosa Santana, Samantha Bicalho de Oliveira Cavalier |
Resumo |
Introdução: O Movimento da Reforma Sanitária Brasileira (MRSB) representa um ato coletivo em prol de uma saúde universal, equitativa e igualitária que culminou na criação do Sistema Único de Saúde (SUS) pela Constituição Federal de 1988, regulamentado pela Lei 8080 de 1990. Destarte, o profissional sanitarista é primordial para a organicidade do fortalecimento do SUS, pois atua tanto na academia quanto nos diferentes serviços de saúde em prol das políticas públicas de saúde. Frente o atual cenário político, sanitário e epidemiológico, deve-se reforçar a importância do MRSB, como um movimento vivo, constante e atual, na luta pela defesa da saúde como direito, com ênfase na equidade e universalidade. O foco das Web-oficinas promovidas pelo Programa de Inovação em Docência Universitária (PRODUS) da Universidade Federal de Viçosa (UFV) é a formação de novos sanitaristas comprometidos com o SUS e com as políticas de educação e saúde públicas de qualidade. Objetivo: Relatar a experiência de formação de sanitaristas do futuro, por meio das atividades desenvolvidas nas Web-oficinas do PRODUS/UFV, formando estudantes críticos, reflexivos e comprometidos com a ciência e a evidência científica. Descrição das principais ações: Com o advento da pandemia de COVID-19, o PRODUS precisou adaptar suas atividades para a modalidade remota. Desta forma, as reuniões presenciais foram transformadas em Web-oficinas realizadas semanalmente pelo google meet, contando com a participação de estudantes, docentes e profissionais de diferentes áreas, cujo foco é a formação cidadã por meio da aprendizagem colaborativa e interprofissional. Essas Web-oficinas são organizadas pelos discentes do PRODUS com o apoio dos docentes, formando lideranças e visando o desenvolvimento da autonomia,do empoderamento e da criatividade. Resultados alcançados até o momento: Os temas abordados nas Web-oficinas do PRODUS, estimulam o engajamento político e social dos participantes, em prol dos direitos e deveres dos cidadãos, de maneira equânime. As discussões propostas pelas Web-oficinas permitem o aperfeiçoamento da competência de comunicação e da capacidade de argumentação dos estudantes, estimulando o trabalho em equipe interprofissional. De forma complementar, mas não menos importante, os participantes do PRODUS/UFV, exercitam o aprender a conhecer, a fazer, a conviver e a ser, contemplando assim, os pilares da educação. Conclusão: De acordo com os participantes, as atividades desenvolvidas nas Web-oficinas contribuem substantivamente para a formação de futuros sanitaristas comprometidos com o SUS e com a educação pública de qualidade. Por fim, é preciso ressaltar ainda, que participar das Web-oficinas do PRODUS/UFV, especialmente no período remoto devido a COVID-19, é um ato de resistência e sobrevivência, já que promove a convivência, a interação e a integração dos estudantes e docentes, que mesmo distantes fisicamente, mantém viva e pulsante a vida acadêmica da UFV. |