"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 14735

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Saúde coletiva
Setor Departamento de Nutrição e Saúde
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Paulyenny Machado Alves
Orientador ROSANGELA MINARDI MITRE COTTA
Outros membros Amanda de Souza, Clara Regina Santos Batistelli, Daniel Reis Correia, Lais Sousa da Silva, Manuela Martins Cardoso, Maria Cordeiro dos Santos, Maria Paula Barbosa Santana, Samantha Bicalho de Oliveira Cavalier
Título Web-oficinas de desenvolvimento discente: formando sanitaristas do futuro
Resumo Introdução: O Movimento da Reforma Sanitária Brasileira (MRSB) representa um ato coletivo em prol de uma saúde universal, equitativa e igualitária que culminou na criação do Sistema Único de Saúde (SUS) pela Constituição Federal de 1988, regulamentado pela Lei 8080 de 1990. Destarte, o profissional sanitarista é primordial para a organicidade do fortalecimento do SUS, pois atua tanto na academia quanto nos diferentes serviços de saúde em prol das políticas públicas de saúde. Frente o atual cenário político, sanitário e epidemiológico, deve-se reforçar a importância do MRSB, como um movimento vivo, constante e atual, na luta pela defesa da saúde como direito, com ênfase na equidade e universalidade. O foco das Web-oficinas promovidas pelo Programa de Inovação em Docência Universitária (PRODUS) da Universidade Federal de Viçosa (UFV) é a formação de novos sanitaristas comprometidos com o SUS e com as políticas de educação e saúde públicas de qualidade. Objetivo: Relatar a experiência de formação de sanitaristas do futuro, por meio das atividades desenvolvidas nas Web-oficinas do PRODUS/UFV, formando estudantes críticos, reflexivos e comprometidos com a ciência e a evidência científica. Descrição das principais ações: Com o advento da pandemia de COVID-19, o PRODUS precisou adaptar suas atividades para a modalidade remota. Desta forma, as reuniões presenciais foram transformadas em Web-oficinas realizadas semanalmente pelo google meet, contando com a participação de estudantes, docentes e profissionais de diferentes áreas, cujo foco é a formação cidadã por meio da aprendizagem colaborativa e interprofissional. Essas Web-oficinas são organizadas pelos discentes do PRODUS com o apoio dos docentes, formando lideranças e visando o desenvolvimento da autonomia,do empoderamento e da criatividade. Resultados alcançados até o momento: Os temas abordados nas Web-oficinas do PRODUS, estimulam o engajamento político e social dos participantes, em prol dos direitos e deveres dos cidadãos, de maneira equânime. As discussões propostas pelas Web-oficinas permitem o aperfeiçoamento da competência de comunicação e da capacidade de argumentação dos estudantes, estimulando o trabalho em equipe interprofissional. De forma complementar, mas não menos importante, os participantes do PRODUS/UFV, exercitam o aprender a conhecer, a fazer, a conviver e a ser, contemplando assim, os pilares da educação. Conclusão: De acordo com os participantes, as atividades desenvolvidas nas Web-oficinas contribuem substantivamente para a formação de futuros sanitaristas comprometidos com o SUS e com a educação pública de qualidade. Por fim, é preciso ressaltar ainda, que participar das Web-oficinas do PRODUS/UFV, especialmente no período remoto devido a COVID-19, é um ato de resistência e sobrevivência, já que promove a convivência, a interação e a integração dos estudantes e docentes, que mesmo distantes fisicamente, mantém viva e pulsante a vida acadêmica da UFV.
Palavras-chave Web-oficina, saúde coletiva, interprofissoonalidade
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
Gerado em 0,67 segundos.