"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 14729

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Economia Doméstica
Bolsa FUNARBEN
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Amanda Cavalheiro Filgueiras
Orientador TEREZA ANGELICA BARTOLOMEU
Outros membros JOAO BATISTA MOTA, RITA DE CASSIA BHERING RAMOS PEREIRA, SILVANE GUIMARAES SILVA GOMES, Thalita Rodrigues Rossi
Título “PÍLULAS PEDAGÓGICAS”: PODCAST COM ORIENTAÇÕES DE USO DAS TDICs NO ENSINO REMOTO
Resumo O ramo educacional, do mundo inteiro, teve de interromper suas atividades presenciais no início de 2020, devido à Declaração de Emergência em Saúde Pública da Organização Mundial da Saúde, em decorrência da pandemia causada pelo coronavírus (Covid-19). Mediante a gravidade da situação, o Ministério da Educação autorizou a substituição das aulas presenciais e a utilização mais sistemática dos meios digitais na educação. O ensino presencial foi substituído pelo remoto em todas as modalidades: do ensino infantil, fundamental e médio ao superior e pós-graduação. Desde então, a utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) tornou-se indispensável para o desenvolvimento de atividades educacionais, levando os docentes e discentes a experimentarem novas práticas pedagógicas. Acredita-se que a grande maioria dos professores nunca havia utilizado uma TDIC durante sua prática docente, antes da pandemia. Percebendo as dificuldades enfrentadas por muitos docentes da UFV, foi criado o projeto de ensino “Pílulas Pedagógicas”, com o objetivo de produzir e distribuir orientações, na forma de pequenos podcasts, sobre a utilização prática de TDICs, bem como algumas formas de interação e avaliação dos estudantes em ensino remoto. Inicialmente pensado para atender somente à comunidade acadêmica da UFV, o projeto se estendeu e acabou se abrindo para todos que tivessem interesse em novas experiências didáticas e necessitavam realizar implementações tecnológicas. Seus participantes são pessoas que, de alguma maneira, estão envolvidos com o ensino (do nível básico à pós-graduação) público ou privado. Desde setembro de 2020, podcasts têm sido criados com o propósito de apresentar diferentes ferramentas tecnológicas e orientar como utilizar suas funcionalidades, com descrição do passo a passo. Cada podcast, chamado de Pílula Pedagógica, tem duração média de 4 minutos. O seu envio é feito, via WhatsApp e Telegram, para aqueles que fizeram adesão aos grupos mediante os seguintes links de convite: https:t.me/joinchat/IPvV9Ze8-UdwL27S (Telegram) e https:chat.whatsapp.com/EkKBTepMi1D9QR8jIqmd65 (WhatsApp). Todos os podcasts produzidos também têm sido disponibilizados nos seguintes streamings digitais: Spotify, Podcket Casts; Google Podcasts, Overcast e App Podcasts, mediante utilização do aplicativo Anchor. Nessas plataformas, os podcasts são considerados episódios e organizados por assuntos, formando playlists. Com o projeto “Pílulas Pedagógicas”, tem sido possível auxiliar os envolvidos no ensino remoto, durante a pandemia da Covid-19, auxiliando no desenvolvimento de novas habilidades e competências, que poderão ser utilizadas futuramente também no ensino presencial, de forma a proporcionar bons momentos de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave TDICs, Podcast, Ensino Remoto
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
Gerado em 0,66 segundos.