Resumo |
A crescente competitividade, heterogeneidade organizacional e as adversidades para a aplicação de técnicas gerenciais dificultam o posicionamento de startups no mercado. Deste modo, torna-se necessário promover a inserção de alternativas inovadoras e práticas que garantam a sobrevivência das startups no mercado e, ainda, transformar o Marketing em um instrumento de promoção e diferenciação para estas organizações. Objetivou-se com este trabalho, elaborar um método de acordo o Modelo CANVAS para construção do Plano de Marketing, por sua vez, o processo deve ser capaz de determinar as estratégias de marketing a serem adotadas e orientar os esforços da equipe de forma simples, prática e objetiva. Desta forma, pode ser possível acompanhar as constantes evoluções das empresas iniciantes. Para tanto, o início do projeto foi vinculado a disciplina Marketing no Agronegócio (ERU 460), ofertada na Universidade Federal de Viçosa (UFV) junto com a participação de cinco empresas incubadas no Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CENTEV). Esta parceria permitiu, durante um semestre, estudar os principais pontos relacionados ao Marketing para uma empresa incubada. Por meio da identificação das necessidades das cinco empresas, foi desenvolvido o Modelo CANVAS Marketing, que é uma representação visual de uma tela que permite a estruturação do Planejamento de Marketing de forma rápida e assertiva, favorecendo uma visão ampliada e a busca por ideias inovadoras. De modo a contemplar os níveis de maturidade em marketing das empresas, o modelo foi dividido em 3 fases (Iniciante, Intermediário e Avançado). Dessa forma, cada empresa terá um CANVAS de acordo com a sua realidade, estrutura e condições de aplicação. A criação do CANVAS proporcionou que startups que não tinham mão-de-obra, recurso financeiro, tempo e competências técnicas elaborassem o seu Planejamento de Marketing focando nos pontos mais importantes. Foram realizadas dez Planos de Marketing durante o acompanhamento da disciplina ERU 460, para startups do ramo de Fertilizantes, Fertilização in Vitro, Cafeicultura, Horticultura e Florestal. Além disso, foi construído um planejamento de Marketing utilizando o Modelo CANVAS para uma empresa de nível Intermediário, onde foi possível avaliar a sua relevância e aplicabilidade. Por fim, para a consolidação do conhecimento está sendo elaborado um e-book explicando a aplicação do Modelo que irá permitir que gestores, equipes e empreendedores realizem o seu Plano de Marketing de forma prática, rápida e efetiva. Nesse sentido, os empreendedores poderão alcançar maior assertividade na tomada de decisão relacionada ao seu posicionamento no mercado. |