"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 14707

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Medicina
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Sophia Leonel Almeida
Orientador BRUNNELLA ALCANTARA CHAGAS DE FREITAS
Outros membros MARA RUBIA MACIEL CARDOSO DO PRADO, Thuany Caroline Souza e Silva, Wesley Abijaude, WILMARA LOPES FIALHO
Título Análise do perfil sociodemográfico e clínico dos pacientes atendidos pelo Telessaúde-COVID no município de Viçosa
Resumo Introdução: Diante do cenário da COVID-19, representantes da Universidade Federal de Viçosa e Prefeitura Municipal de Viçosa implementaram o serviço "Telessaúde COVID", fruto de um projeto de extensão, com vistas a oferecer atendimento e monitoramento por telefone aos residentes de Viçosa-MG. De acordo com dados das ligações, os pacientes poderiam ser notificados à vigilância epidemiológica, indicados à testagem, orientados quanto ao isolamento e condutas frente aos sintomas, e aqueles que possuíam sinais de gravidade eram encaminhados ao atendimento presencial. O serviço teve a missão de contribuir no controle e combate a essa epidemia e de atuar no processo ativo de formação dos estudantes, aprimorando suas habilidades de comunicação e relações interprofissionais, com aquisição de competências e preparo para o mercado de trabalho. Objetivos: Analisar o perfil sociodemográfico e clínico dos pacientes atendidos pelo serviço de atendimento remoto “Telessaúde COVID” Métodos: Estudo observacional e descritivo, realizado a partir da análise dos registros de pacientes atendidos por um serviço de teleatendimento intitulado “Telessaúde COVID” de 22 de abril a 31 de agosto de 2020. O estudo faz parte de um projeto de pesquisa, intitulado “Telessaúde COVID: teleatendimento e telemonitoramento de pacientes com suspeita ou confirmação de COVID-19 no município de Viçosa-MG”. Foram avaliadas características dos pacientes atendidos e variáveis relacionadas ao funcionamento do serviço. Resultados: Foram avaliados 1.854 novos pacientes e estimados 8.630 atendimentos. Houve predomínio de pacientes do sexo feminino (60,9%) e da faixa etária de 20 a 59 anos (75,9%). Do total de pacientes, 66,4% foram notificados como casos suspeitos de COVID-19 e 14,5% testaram positivo para a doença. Diagnosticou-se como síndrome gripal em 29,1% e 20,3% estavam assintomáticos. Os sinais e sintomas mais frequentes foram: cefaleia (41,8%), tosse (33,3%) e coriza (30,0%). Observou-se a presença de pelo menos um fator de risco para complicações em 29,9% dos atendidos e destes, hipertensão arterial sistêmica (10,6%), pneumopatia crônica (8,1%) e diabetes mellitus (3,7%) foram os mais frequentes. Notou-se histórico de contato próximo ou domiciliar com caso confirmado ou suspeito em, 20,8% e 17,6% dos indivíduos, respectivamente. Conclusões: O serviço Telessaúde COVID contribuiu no combate ao COVID 19 em Viçosa-MG onde atendeu um alto fluxo de pacientes, facilitando o acesso aos serviços de saúde, levando atendimento qualificado, com segurança e seriedade nas condutas prestadas, orientações acessíveis e eficazes, evitando a sobrecarga dos serviços presenciais de atendimento. Destaca-se também o trabalho interdisciplinar, atuação ativa dos estudantes no contexto, a missão social da universidade publica e sua articulação com o sistema de saúde local.
Palavras-chave infecções por coronavírus, COVID-19, teleatendimento
Forma de apresentação..... Painel
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