"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 14705

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Enfermagem
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Wesley Abijaude
Orientador MARA RUBIA MACIEL CARDOSO DO PRADO
Outros membros BRUNNELLA ALCANTARA CHAGAS DE FREITAS, Sophia Leonel Almeida, Thuany Caroline Souza e Silva, WILMARA LOPES FIALHO
Título A efetividade do telessaúde covid na suspeição e manejo da covid-19 no município de viçosa: uma análise de abril a agosto de 2020
Resumo Introdução: Após deflagrada a pandemia da COVID-19, o Ministério da Saúde publicou a Portaria nº 467, que dispõe sobre a implantação das ações de Telemedicina no Sistema Único de Saúde, permitindo a realização de atendimento pré-clínico, suporte assistencial e acompanhamento de forma remota, por intermédio das tecnologias digitais. Assim, diversos serviços adotaram tal método de atendimento, sobretudo pela possibilidade de reduzir a transmissão desenfreada do Sars-CoV-2, uma vez que o manejo à distância impossibilita a circulação despretensiosa de pacientes, limitando o encaminhamento aos serviços presenciais somente quando necessário. Objetivos: Avaliar a efetividade do serviço de teleatendimento nos cinco primeiros meses de atuação. Métodos: Estudo quantitativo, e descritivo, realizado entre 22 de abril a 31 de agosto de 2020, através dos dados obtidos dos prontuários de pacientes atendidos pelo serviço remoto “Telessaúde-COVID”, pertencente à Rede de Atenção em Saúde de Viçosa. Foram incluídas as variáveis: data de atendimento, data de notificação do caso suspeito, indicação do teste diagnóstico, tipo de teste realizado, resultado do teste diagnóstico e encaminhamentos necessários. Para a análise, utilizou-se o programa Microsoft Excel 2019 e, para a discussão, buscou embasamento da literatura atual, além do fluxograma e manual confeccionados pelo serviço. O estudo compõe um projeto maior, intitulado “A pandemia de Covid-19 no estado de Minas Gerais: uma investigação no âmbito da atenção, da educação, da gestão e da pesquisa em saúde”, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição proponente, sob o parecer nº 4.019.269. Resultados: Foram avaliados 1.854 novos pacientes e estimados 8.630 atendimentos totais no período, considerando os teleatendimentos e telemonitoramentos dos casos suspeitos ou confirmados. Do total de atendimentos, 66,4% foram notificados como casos suspeitos de COVID-19 e, destes, indicou-se a realização de teste confirmatório para 62,8%, do qual 76,4% o realizaram. Quanto à testagem, o RT-PCR foi o exame mais coletado (83,4%), seguido do teste rápido imunológico (11,0%); o resultado dos exames foi obtido em 99,7% dos casos, e 14,5% dos indivíduos apresentaram diagnóstico positivo para COVID-19. A maioria dos pacientes (80,4%) não necessitou de atendimento presencial e permaneceu sendo monitorado pelo serviço, 11,9% foram encaminhados para avaliação ambulatorial e 3,1% para o hospital. Conclusões: Os dados demonstraram a importância do Telessaúde-COVID como estratégia central para a suspeição e manejo de casos suspeitos e confirmados do município, visto a possibilidade de acolhimento dos pacientes, a fácil caracterização e resolução dos quadros agudos, a identificação de sinais de alerta e o encaminhamento dos pacientes para o serviço mais adequado. Dessa forma, o serviço torna-se passível de replicação por outros municípios, impactando positivamente na ocupação excessiva dos níveis de atenção em saúde.
Palavras-chave Coronavírus, Telemedicina, Saúde
Forma de apresentação..... Painel
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