Resumo |
O trabalho de pesquisa financiado através do edital PIBIC/CNPq 2020-2021 foi pensado e desenvolvido diante do cenário mundial ocasionado pela pandemia de COVID-19 que afetou diversos setores da sociedade, inclusive o educacional, sendo necessário que muitos professores e estudantes reorganizassem seus hábitos e práticas de ensino e de aprendizagem. A pesquisa foi realizada na dimensão qualitativa, acrescida com uma análise descritiva dos dados obtidos, utilizando como referencial teórico o Construcionismo Social e tendo como objetivo geral investigar os hábitos de estudo de estudantes universitários antes e durante a pandemia de COVID-19. A pesquisa ocorreu com estudantes maiores de 18 anos de universidades públicas e privadas do estado de Minas Gerais e do estado de São Paulo, utilizando-se para isso o preenchimento de um questionário online com 58 questões através do Google Forms. Os convites de participação foram enviados por e-mail, redes sociais e/ou whatsapp, para professores, estudantes conhecidos e coordenadores de diversos cursos. Posteriormente ao preenchimento do questionário realizou-se, através do Google Meet, três rodas de conversa em dias e horários acordados com os participantes interessados em discutir a temática. Com a devolutiva de 394 questionários e a participação de 11 universitários nas rodas de conversa, destacam-se, entre os resultados, que houve perda de ânimo, de constância e de motivação dos estudantes, aumento da distração, da procrastinação e da dificuldade de concentração durante os estudos no ensino remoto. Pode ser observado também, de acordo com os questionários e as rodas de conversa, que os estudantes que têm hábitos de estudo durante o período de distanciamento social já os haviam desenvolvido antes deste período; mesmo os estudantes que tinham hábitos de estudo tiveram dificuldades de mantê-los diante desse cenário e que há correlação positiva entre os hábitos de estudo durante o distanciamento social, motivação para os estudos, autonomia e utilização de mecanismos de auto regulação da aprendizagem. Como desdobramento do estudo, criou-se um projeto de extensão que, por meio do Instagram, visa auxiliar os estudantes a potencializarem suas maneiras de aprendizagem. A pesquisa possibilitou a discussão dos hábitos de estudo dos estudantes universitários que vivenciam este cenário educacional atípico, evidenciando a importância de se ensinar esses hábitos aos alunos, uma vez que eles podem auxiliar muito o desempenho destes ao longo de sua trajetória acadêmica. |