"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 14694

ISSN 2237-9045
Instituição Colégio Educar de Ervália
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Mateus José dos Santos
Orientador RITA MARCIA ANDRADE VAZ DE MELLO
Outros membros José Fernandes da Silva, Sidney Pires Martins
Título O mundo dos elementos Químicos: Proposta de atividade com o Jamboard na Educação Básica.
Resumo O presente trabalho descreve uma experiência realizada com a plataforma digital Google Jamboard em três turmas de Ensino Médio de uma escola particular situada em Ervália (MG). A presente proposta tinha como objetivo inserir a ferramenta digital em aulas de Química, de modo que, os estudantes pudessem explorar os aspectos multimodais desse recurso e se apropriar das potencialidades dessa plataforma como auxílio no desenvolvimento da aprendizagem da Química. Desse modo, as três turmas de Ensino Médio receberam uma capacitação para a utilização da ferramenta e foram divididas em temas. Em seguida, as séries foram divididas por tema e o 1º Ano do Ensino Médio abordou a Tabela Periódica e os elementos químicos inerentes a ela. Devido a extensão do trabalho, daremos ênfase aos resultados obtidos com o 1º Ano do Ensino Médio. Os murais interativos desenvolvidos na plataforma, resgataram elementos contextuais, históricos e propiciaram uma pesquisa investigativa sobre a temática, favorecendo um intercâmbio de saberes entre os estudantes e entre o estudante e o professor. Por meio de uma investigação qualitativa, os murais foram analisados buscando compreender a importância da referida ferramenta no desenvolvimento dos aspectos conceituais e atitudinais do componente curricular da Química. A partir da análise realizada, os 11 estudantes participantes da proposta fizeram suas atividades e alegaram que era uma novidade, uma vez que, não conheciam o Jamboard e, muito menos, de que ele poderia ser utilizado em práticas de ensino, podendo favorecer a aprendizagem da Química. Por mais que a atividade tenha sido elaborada individualmente, os murais são interativos e online, ou seja, todos os participantes visualizam os trabalhos uns dos outros suscitando colaborações com novas ideias a respeito da temática. A disposição das ideias ao desenvolver a proposta envolvendo os elementos químicos, favoreceu a compreensão dos conceitos para além dos aspectos conceituais, mas a sua importância na sociedade em geral. Desse modo, percebeu-se, que o Jamboard pode ser uma importante ferramenta para subsidiar práticas pedagógicas na sala de aula, favorecendo o trabalho com ferramentas digitais e inserindo os estudantes em uma cultura digital, habilidades essa indispensável para o desenvolvimento do indivíduo em formação.
Palavras-chave Jamboard, TDICs, Processo de Ensino e Aprendizagem.
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
Gerado em 0,68 segundos.