Resumo |
O presente trabalho descreve uma experiência realizada com a plataforma digital Google Jamboard em três turmas de Ensino Médio de uma escola particular situada em Ervália (MG). A presente proposta tinha como objetivo inserir a ferramenta digital em aulas de Química, de modo que, os estudantes pudessem explorar os aspectos multimodais desse recurso e se apropriar das potencialidades dessa plataforma como auxílio no desenvolvimento da aprendizagem da Química. Desse modo, as três turmas de Ensino Médio receberam uma capacitação para a utilização da ferramenta e foram divididas em temas. Em seguida, as séries foram divididas por tema e o 1º Ano do Ensino Médio abordou a Tabela Periódica e os elementos químicos inerentes a ela. Devido a extensão do trabalho, daremos ênfase aos resultados obtidos com o 1º Ano do Ensino Médio. Os murais interativos desenvolvidos na plataforma, resgataram elementos contextuais, históricos e propiciaram uma pesquisa investigativa sobre a temática, favorecendo um intercâmbio de saberes entre os estudantes e entre o estudante e o professor. Por meio de uma investigação qualitativa, os murais foram analisados buscando compreender a importância da referida ferramenta no desenvolvimento dos aspectos conceituais e atitudinais do componente curricular da Química. A partir da análise realizada, os 11 estudantes participantes da proposta fizeram suas atividades e alegaram que era uma novidade, uma vez que, não conheciam o Jamboard e, muito menos, de que ele poderia ser utilizado em práticas de ensino, podendo favorecer a aprendizagem da Química. Por mais que a atividade tenha sido elaborada individualmente, os murais são interativos e online, ou seja, todos os participantes visualizam os trabalhos uns dos outros suscitando colaborações com novas ideias a respeito da temática. A disposição das ideias ao desenvolver a proposta envolvendo os elementos químicos, favoreceu a compreensão dos conceitos para além dos aspectos conceituais, mas a sua importância na sociedade em geral. Desse modo, percebeu-se, que o Jamboard pode ser uma importante ferramenta para subsidiar práticas pedagógicas na sala de aula, favorecendo o trabalho com ferramentas digitais e inserindo os estudantes em uma cultura digital, habilidades essa indispensável para o desenvolvimento do indivíduo em formação. |