"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 14681

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa CAPES
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Marina Inaria Ferreira Machado
Orientador RITA MARCIA ANDRADE VAZ DE MELLO
Outros membros Carine Gonçalves Gomes, Lidiane Cesário Barreto, Victor Oliveira Marcelino
Título Desafios e Possibilidades na Atuação dos Estagiários da Residência Pedagógica em Tempos de Pandemia
Resumo A COVID-19 trouxe inúmeros impactos para a população mundial, na economia, na educação e nos serviços de saúde. Contudo, um dos principais desafios que se apresenta na atualidade diz respeito à comunidade escolar. Nesse sentido, entrou em cena o chamado Ensino Remoto Emergencial (ERE), com materiais didáticos nominado como PET (Plano de Ensino Tutorado), adotado de maneira temporária, como uma solução para que as atividades escolares não fossem totalmente interrompidas. Porém, os usos dessas novas ferramentas trouxeram um grande desafio, tanto para o corpo docente quanto para os alunos, no qual implica: a capacitação docente, adaptação dos estudantes, o acesso à internet e o manejo do tempo de estudo. O presente trabalho tem como objetivo possibilitar um relato de experiência, intitulado como, “Desafios e possibilidades na atuação dos estagiários da Residência Pedagógica em tempos de pandemia''. Desenvolvido durante nossa atuação na Escola Padre Álvaro Correa Borges, localizada no município de Viçosa- Minas Gerais, como residentes deste Programa, sendo ofertado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), que visa aproximar o graduando (a) do ambiente escolar, colocando em prática os conceitos teóricos e práticos estudados durante a graduação. Diante do cenário atípico, os residentes se viram diante de uma nova realidade de colocar em prática os saberes da docência de forma remota. A partir dessa necessidade surgiram diversas inquietações de como ministrar aulas que atendessem às demandas do novo cenário instituído. A princípio foi desafiador, pois poucos de nós tínhamos domínio acerca de como elaborar aulas e materiais didáticos de forma remota e digital. Porém, nos sentimos muito orgulhosos pois, ao decorrer dos meses a partir das reuniões de capacitação, do apoio dos colegas, das preceptoras e do empenho de cada um de nós, foi possível evoluir e aprender muito. Mesmo diante de diversos obstáculos que ainda enfrentamos, procuramos dar ênfase ao nosso objetivo mais relevante, que é melhoria da Educação Básica, focalizando no processo de alfabetização. Visando atender a essa demanda, produzimos vídeo-aulas e materiais didáticos que foram compartilhados com os alunos por meio dos grupos de WhatsApp, uma das ferramentas digitais mais utilizadas pelas escolas devido a sua facilidade de acesso pela maioria dos alunos e seus pais. Vale ressaltar, que infelizmente nem todos os alunos têm acesso a internet e puderam contar somente com o apoio de materiais impressos. Ainda temos muitos desafios a enfrentar até que o cenário se normalize, bem como conhecimentos a serem assimilados e construídos, mas no atual contexto afirmamos que a Residência Pedagógica tem sido uma trajetória formativa promissora.
Palavras-chave Ensino Remoto, Alfabetização, Residência Pedagógica.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,65 segundos.