Resumo |
O Web-Portfólio Reflexivo é um método ativo de ensino, aprendizagem e avaliação que promove o desenvolvimento da autonomia e aprendizagem colaborativa a partir da investigação científica. Neste contexto, destaca-se a avaliação formativa com feedback imediato, elemento essencial para o desenvolvimento da autoavaliação e autorregulação dos estudantes, potencializando desta forma, o desenvolvimento acadêmico e pessoal nas dimensões teórica, política e técnica. Público Alvo: Discentes de graduação da Universidade Federal de Viçosa, Campus Viçosa, que cursaram a disciplina curricular NUT 364 - Políticas de Saúde, no Ensino Remoto nos anos de 2020 e 2021. Justificativa: A partir de 2020, devido a situação de calamidade pública decorrente da pandemia por COVID-19, a comunidade acadêmica se viu obrigada a implementar o ensino remoto. Com isso, foram necessárias transformações nos modelos de gestão, planejamento e execução de atividades, pelos docentes, gestores e estudantes. Destarte, destaca-se o Web-Portfólio Reflexivo como método inovador que estimula o aprendizado ativo e engajado, por investigação, colaborativo e autorregulado. Objetivo: Apresentar a experiência de construção dos Web-Portfólios Reflexivos construídos coletivamente, na formação de estudantes ativos, críticos e reflexivos, no ensino remoto. Metodologias: Pesquisa de natureza qualitativa, com os estudantes que cursaram a disciplina NUT 364, nos dois períodos de ensino remoto (2020 e 2021), cuja coleta de dados se deu por meio de grupos focais realizados ao final dos respectivos semestre letivos, com questões relacionadas ao processo de construção, ensino, aprendizagem, avaliação e feedback dos Web-Portfólios Reflexivos. Para análise dos dados, utilizou-se a análise temática. Resultados e Conclusão: Nosso estudo apontou que os estudantes, destacaram o estímulo ao aprendizado ativo e engajado propiciado pela forma como o Web-Portfólio Reflexivo foi planejado e construído, o que possibilitou uma melhor assimilação dos conteúdos relacionados às Políticas de Saúde, com ênfase nos sistemas sanitários, no enfrentamento da COVID-19 e nos sistemas universais de saúde, tais como o Sistema Único de Saúde (SUS). Quanto ao aprendizado por investigação, este, estimulou o senso crítico e reflexivo dos alunos, o trabalho interprofissional e a identificação de fontes fidedignas, o que auxiliou no combate das Fake News. Já o feedback e a autoavaliação auxiliaram na construção do próprio Web-Portfólio Reflexivo, de modo que os alunos e suas equipes identificaram as fortalezas e as fragilidades do processo de ensino e aprendizagem, traçando estratégias de alcance dos objetivos de aprendizagem e potencialização do aprendizado, desenvolvendo assim, a autonomia. Há que se salientar, o fortalecimento do aprendizado entre pares (alunos-alunos) e o fortalecimento do vínculo professor-aluno, de forma dialógica e dialética. |