"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 14660

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Saúde coletiva
Setor Departamento de Nutrição e Saúde
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Italo Augusto da Cunha Rodrigues
Orientador ROSANGELA MINARDI MITRE COTTA
Outros membros Emily de Souza Ferreira, Heloísa Helena Dias, Mariangela Orlandi Barbiero, Paulyenny Machado Alves
Título Avaliação formativa com feedback imediato e autoavaliação no processo de construção do Web-Portfólio Reflexivo: aprendizado ativo e por investigação no Ensino Remoto
Resumo O Web-Portfólio Reflexivo é um método ativo de ensino, aprendizagem e avaliação que promove o desenvolvimento da autonomia e aprendizagem colaborativa a partir da investigação científica. Neste contexto, destaca-se a avaliação formativa com feedback imediato, elemento essencial para o desenvolvimento da autoavaliação e autorregulação dos estudantes, potencializando desta forma, o desenvolvimento acadêmico e pessoal nas dimensões teórica, política e técnica. Público Alvo: Discentes de graduação da Universidade Federal de Viçosa, Campus Viçosa, que cursaram a disciplina curricular NUT 364 - Políticas de Saúde, no Ensino Remoto nos anos de 2020 e 2021. Justificativa: A partir de 2020, devido a situação de calamidade pública decorrente da pandemia por COVID-19, a comunidade acadêmica se viu obrigada a implementar o ensino remoto. Com isso, foram necessárias transformações nos modelos de gestão, planejamento e execução de atividades, pelos docentes, gestores e estudantes. Destarte, destaca-se o Web-Portfólio Reflexivo como método inovador que estimula o aprendizado ativo e engajado, por investigação, colaborativo e autorregulado. Objetivo: Apresentar a experiência de construção dos Web-Portfólios Reflexivos construídos coletivamente, na formação de estudantes ativos, críticos e reflexivos, no ensino remoto. Metodologias: Pesquisa de natureza qualitativa, com os estudantes que cursaram a disciplina NUT 364, nos dois períodos de ensino remoto (2020 e 2021), cuja coleta de dados se deu por meio de grupos focais realizados ao final dos respectivos semestre letivos, com questões relacionadas ao processo de construção, ensino, aprendizagem, avaliação e feedback dos Web-Portfólios Reflexivos. Para análise dos dados, utilizou-se a análise temática. Resultados e Conclusão: Nosso estudo apontou que os estudantes, destacaram o estímulo ao aprendizado ativo e engajado propiciado pela forma como o Web-Portfólio Reflexivo foi planejado e construído, o que possibilitou uma melhor assimilação dos conteúdos relacionados às Políticas de Saúde, com ênfase nos sistemas sanitários, no enfrentamento da COVID-19 e nos sistemas universais de saúde, tais como o Sistema Único de Saúde (SUS). Quanto ao aprendizado por investigação, este, estimulou o senso crítico e reflexivo dos alunos, o trabalho interprofissional e a identificação de fontes fidedignas, o que auxiliou no combate das Fake News. Já o feedback e a autoavaliação auxiliaram na construção do próprio Web-Portfólio Reflexivo, de modo que os alunos e suas equipes identificaram as fortalezas e as fragilidades do processo de ensino e aprendizagem, traçando estratégias de alcance dos objetivos de aprendizagem e potencialização do aprendizado, desenvolvendo assim, a autonomia. Há que se salientar, o fortalecimento do aprendizado entre pares (alunos-alunos) e o fortalecimento do vínculo professor-aluno, de forma dialógica e dialética.
Palavras-chave Ensino Remoto, Metodologia Ativa, Web-Portfólio Reflexivo
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
Gerado em 0,68 segundos.