"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 14656

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa FUNARBEN
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Paulo Ricardo da Silva Simão
Orientador DANILA RIBEIRO GOMES
Outros membros Lara Braga de Oliveira, Leandro Daros Gama, Mayara Romagnha Brandenburg, SARA FERREIRA DE ALMEIDA
Título Observatório Remoto Ciências, Linguagens e Diversidades: subsídios inclusivos para processos de ensino e aprendizagem contextualizados de física e matemática com uso de TIDCs
Resumo Este projeto tem sua iniciativa a partir de debates realizados na disciplina "ENA 215 - Ciências da Natureza: a Física e suas tecnologias para a Educação do Campo II" do curso de Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza (Licena) da Universidade Federal de Viçosa. Por ocasião desses debates, os(as) estudantes demandaram a elaboração de um material didático para ensino e aprendizagem de Física que contemplasse as realidades das diferentes diversidades presentes na turma. Para atender essa demanda, foram contemplados conteúdos programáticos da disciplina no Período Especial Remoto 2 (PER 2) mediante 3 produtos. O primeiro consistiu no e-book intitulado “A Física e os sons que (não) estão à nossa volta”, que versa sobre os campos da Ondulatória e Acústica. Trata-se de um material inclusivo, interdisciplinar e contextualizado com diversas realidades, elaborado com a presença transversal de situações-problema em que pessoas Surdas e pessoas cegas são excluídas na sociedade e nos processos de ensino e aprendizagem de Física. O material se encontra no prelo, em formato textual, que dará origem a outros três formatos: textual com tamanho aumentado, para pessoas com baixa visão; videobook em Libras, para pessoas Surdas; audiobook com audiodescrição, para pessoas cegas. O segundo produto do projeto consistiu em um podcast a partir do quadro “Universos Diversos”, que faz parte do e-book. Esse quadro foi desenvolvido com inspiração em questionamentos que fazemos no dia-a-dia sobre temas presentes no nosso universo humano sociocultural e em contextos diversos da natureza em geral. Para produzi-lo, contamos com a colaboração de um professor de Educação Básica e Ensino Superior e pesquisador da área de Física e Filosofia da Ciência, a partir do questionamento: O som existiria mesmo se não existissem seres capazes de perceber auditivamente as ondas sonoras? O terceiro produto é um website pensado para discentes do Ensino Superior e professores(as) de Física da Educação Básica em formação inicial e continuada. Ao longo da pesquisa, foram identificados alguns elementos que esses recursos didáticos deveriam ter para se caracterizarem como inclusivos, isto é, para contemplarem várias diversidades. Dentre eles, estão a linguagem, os saberes populares, as culturas gerais e a apresentação e retomada de conteúdos científicos. A versão piloto do e-book foi utilizada ao longo do processo formativo conduzido na disciplina ENA 215 e tomada como referência pelos(as) estudantes para produção de videoaulas, que, juntamente com os demais produtos do projeto, ficarão como legado coletivo para o ensino de Física na Licena.
Palavras-chave Formação de professores, educação inclusiva, ensino de Física.
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
Gerado em 0,60 segundos.