Resumo |
Este projeto tem sua iniciativa a partir de debates realizados na disciplina "ENA 215 - Ciências da Natureza: a Física e suas tecnologias para a Educação do Campo II" do curso de Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza (Licena) da Universidade Federal de Viçosa. Por ocasião desses debates, os(as) estudantes demandaram a elaboração de um material didático para ensino e aprendizagem de Física que contemplasse as realidades das diferentes diversidades presentes na turma. Para atender essa demanda, foram contemplados conteúdos programáticos da disciplina no Período Especial Remoto 2 (PER 2) mediante 3 produtos. O primeiro consistiu no e-book intitulado “A Física e os sons que (não) estão à nossa volta”, que versa sobre os campos da Ondulatória e Acústica. Trata-se de um material inclusivo, interdisciplinar e contextualizado com diversas realidades, elaborado com a presença transversal de situações-problema em que pessoas Surdas e pessoas cegas são excluídas na sociedade e nos processos de ensino e aprendizagem de Física. O material se encontra no prelo, em formato textual, que dará origem a outros três formatos: textual com tamanho aumentado, para pessoas com baixa visão; videobook em Libras, para pessoas Surdas; audiobook com audiodescrição, para pessoas cegas. O segundo produto do projeto consistiu em um podcast a partir do quadro “Universos Diversos”, que faz parte do e-book. Esse quadro foi desenvolvido com inspiração em questionamentos que fazemos no dia-a-dia sobre temas presentes no nosso universo humano sociocultural e em contextos diversos da natureza em geral. Para produzi-lo, contamos com a colaboração de um professor de Educação Básica e Ensino Superior e pesquisador da área de Física e Filosofia da Ciência, a partir do questionamento: O som existiria mesmo se não existissem seres capazes de perceber auditivamente as ondas sonoras? O terceiro produto é um website pensado para discentes do Ensino Superior e professores(as) de Física da Educação Básica em formação inicial e continuada. Ao longo da pesquisa, foram identificados alguns elementos que esses recursos didáticos deveriam ter para se caracterizarem como inclusivos, isto é, para contemplarem várias diversidades. Dentre eles, estão a linguagem, os saberes populares, as culturas gerais e a apresentação e retomada de conteúdos científicos. A versão piloto do e-book foi utilizada ao longo do processo formativo conduzido na disciplina ENA 215 e tomada como referência pelos(as) estudantes para produção de videoaulas, que, juntamente com os demais produtos do projeto, ficarão como legado coletivo para o ensino de Física na Licena. |