Resumo |
A idealização deste trabalho surgiu a partir de uma inquietação sobre o conhecimento da população a propósito do Guia Alimentar da População Brasileira e de uma curiosidade a respeito de como os universitários da Universidade Federal de Viçosa, Campus Rio Paranaíba (UFV/CRP) percebiam sua alimentação. Diante disso, o objetivo deste projeto foi promover a oferta de espaços não convencionais para a troca de experiências. Como a promoção do aprendizado e da própria saúde está diretamente ligada à construção compartilhada do conhecimento, os conteúdos selecionados para as ações do projeto extrapolaram o tema da alimentação do público participante e colocaram em pauta também a reflexão sobre o contexto social no qual estes indivíduos estavam inseridos, contemplando temáticas como política, educação, história, arte, poesia, enfrentamento dos problemas, estilo de vida, lazer e sentimentos. Além disso, buscou-se diversificar o tipo de atividades desenvolvidas, com a intenção de ampliar as possibilidades e favorecer a construção do conhecimento para além da experiência puramente acadêmica dos participantes. Como resultado, verificamos que, em média, 75,8% dos participantes ficaram muito satisfeitos e 23,9% satisfeitos com as atividades realizadas. Em relação ao método de fidelização desses participantes, que foi mensurado por meio da escala Net Promoter Score (NPS), obtivemos média final de 9,65, indicando um alto grau de fidelização ao projeto. Assim, concluímos que os temas abordados agregaram algum conhecimento ao público participante e que, mesmo em meio aos desafios inerentes ao enfrentamento de uma pandemia, foi possível apresentar os temas de forma leve e descontraída. E, se por um lado o distanciamento nos impediu de realizarmos as atividades de forma presencial, por outro, a adaptação das atividades para o ambiente virtual proporcionou a possibilidade de ampliarmos o público do projeto e alcançarmos pessoas para além da universidade e de diferentes estados do país. Portanto, concluímos que o projeto “ConheSer” conseguiu alcançar os objetivos propostos e apresentou resultados satisfatórios. |