Resumo |
De um movimento cultural de rua para o mundo, o hip-hop surgiu em Nova Iorque no final da década de 1960 nos bairros residenciais de operários pobres dessa grande cidade dos Estados Unidos. À época, uma das principais características da cultura do hip-hop era o enaltecimento das tradições africanas. Tal referência tinha como propósito conscientizar a população afro-americana e dar visibilidade aos problemas enfrentados por esta população. Nesse sentido, a ideia de seus propositores era buscar formas de inserção na cidade para os negros, criando instrumentos para romper com a exclusão, violência e racismo dirigido por parte da população branca e abastada dos Estados Unidos(PAULA, 2011). Esta cultura foi marcada pela difusão de um estilo e uma identidade própria, o que levou seus integrantes - os hip-hoppers - se distinguirem onde quer que fossem e em qualquer lugar que estivessem, sendo reconhecidos como pertencentes a um novo movimento cultural (ECLACHE, 2018). Com o fortalecimento das trocas culturais, expressas pelo aperfeiçoamento das tecnologias de informação e comunicação, o hip-hop se dissemina em várias partes do mundo e, por volta da década de 1980, aterrissa no Brasil. Da expansão do hip-hop pelo país, o movimento chegou a Viçosa (recorte espacial da pesquisa) por volta da década de 1990, primeiramente através do elemento break (ECLACHE, 2018). Nas investigações notamos que o hip-hop tem se mostrado presente principalmente nos bairros pobres de Viçosa. Por conta de sua ocupação histórica, tal cidade possui regiões periféricas, onde a segregação socioespacial e racial é uma marca presente na paisagem, pois parte dos seus moradores não usufruem de todos os direitos urbanos. Os aspectos observados no hip-hop de Viçosa pode possibilitar uma reflexão crítica sobre a cidade e suas contradições, e são fundamentais para despertar o interesse em aprofundar os estudos sobre tal manifestação. Como é conhecido, o hip-hop possui quatro elementos principais: o Break (dança), Grafitti (artes plásticas), Disc Jockey (composições melódicas) e o Rap (letras). Esses elementos são representados, respectivamente pelos b.boy/b.girl; grafiteiro; DJ; rapper. Dentre esses artistas, decidimos entender o movimento a partir dos rappers, em virtude da sua proeminência na cena rap que vigora em Viçosa desde os anos 2010. A pesquisa proporcionou uma interpretação sobre as trajetórias do rappers e como sua música pode contribuir para a visibilidade desses sujeitos, ações políticas e novas formas de organização no espaço urbano de Viçosa-MG. |