Resumo |
O MusiC-Art: entre trilhas de música e arte, é um projeto de extensão do curso de Licenciatura em Educação Infantil da UFV que está ativo desde 2012 e sua criação se deu por considerar importante um trabalho com a família, as crianças e profissionais no âmbito educacional no que se refere à música, som, movimento e ludicidade. O projeto tem por objetivo realizar brincadeiras musicais, resgatar a musicalidade na infância e proporcionar experiências agradáveis e enriquecedoras para todos os envolvidos, proporcionando o contato com a musicalização além de realizar atividades musicais, utilizando instrumentos musicais, sucatas, voz e elementos do ambiente. O projeto atende demandas tanto de Viçosa como também das cidades vizinhas. As principais demandas do projeto são em feiras, escolas, creches, eventos, na brinquedoteca hospitalar do Hospital São Sebastião, entre outras que podem aparecer esporadicamente durante o ano. Entretanto, em decorrência da pandemia de COVID-19, as atividades do projeto foram interrompidas e paralisadas. Após o retorno de suas atividades, foi necessário reformulá-las e passaram a ser feitas totalmente de forma remota, tendo em vista a impossibilidade de se realizar atendimentos presenciais até o presente momento. Desta maneira, algumas das atividades realizadas pelo MusiC-Art foram: oficinas de confecções de instrumentos musicais feitos com materiais recicláveis com os voluntários do projeto, via plataformas digitais, reuniões e grupos de estudos com os voluntários e a coordenadora, elaboração de cartilhas e folders sobre o projeto e sobre temáticas relacionadas ao projeto, pesquisas e leituras de artigos científicos, participação em congressos e seminários, com apresentação do trabalho, resumos/trabalhos para eventos diversos, seleção de materiais recicláveis, entre outras. Como resultado, obtivemos boas avaliações nas apresentações realizadas no 9º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária e no VII Congresso de Extensão Universitária da UFABC, ambos ocorridos em 2021. Também houve a entrada de novas voluntárias no projeto, a participação do bolsista e de algumas voluntárias em um curso de musicalização como forma de aprendizado e incremento as vivências do projeto. A divulgação do projeto se faz por meio de redes sociais, e tem auxiliado bastante no projeto ser mais conhecido tanto pelos demais alunos do curso de Licenciatura em Educação Infantil como de pessoas externas à UFV, o que aumentou muito durante a pandemia. cNo cenário atual, concluímos que mesmo diante de sua reformulação, o projeto tem conseguido cumprir com seus objetivos e desempenhando um trabalho de qualidade com todos os envolvidos e ampliado o público alvo. Espera-se que, com o retorno presencial, possam ser incorporadas atividades hibrídas, uma vez que avalia-se como positivas a participação via plataformas digitais. |