ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Pesquisa |
Área de conhecimento | Ciências Exatas e Tecnológicas |
Área temática | Educação |
Setor | Departamento de Matemática |
Bolsa | PIBIC/CNPq |
Conclusão de bolsa | Sim |
Apoio financeiro | CNPq |
Primeiro autor | Maycon Junio Ivo Vieira |
Orientador | CAROLINE MENDES DOS PASSOS |
Título | Desdobramentos de uma formação em Etnomatemática em práticas curriculares |
Resumo | Maycon Junio Ivo Vieira1 Caroline Mendes dos Passos2 Apresentamos, neste texto, resultados de uma pesquisa de Iniciação Científica, financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq e desenvolvida junto à Universidade Federal de Viçosa no período de agosto de 2020 a julho de 2021. A pesquisa foi desenvolvida com o intuito de discorrer sobre as dissertações e teses em Etnomatemática defendidas no Brasil. O aumento dos pesquisadores aderentes aos objetivos abordados pela Etnomatemática, ressalta a importância dessa temática e confirma a pertinência dos questionamentos propostos por ela. O principal propósito desta investigação foi analisar os Currículos Lattes dos pesquisadores etnomatemáticos,visando dar ênfase para os desdobramentos de uma formação em Etnomatemática, observando de que forma a Etnomatemática se faz presente nos currículos dos diferentes níveis de ensino: Educação Básica, Ensino Superior e Pós-Graduação. O principal procedimento metodológico adotado, considerando a abordagem predominantemente qualitativa, foi o levantamento de todas as dissertações e teses envolvendo Etnomatemática defendidas no Brasil, no intervalo compreendido entre 1985 e 2019. Com isso, baseamos-nos em estudos do tipo prosopográfico, fazendo uso da perspectiva sociológica proposta por Pierre Bourdieu para encaminhar a nossa análise. Para iniciar o processo de organização dos dados a serem analisados foram realizadas buscas em duas fontes distintas, com o objetivo de compor os documentos de pesquisa: o Banco de Teses da Capes; e o Currículo Lattes dos pesquisadores. Desta maneira, apresentamos resultados ao longo de 35 anos de pesquisa envolvendo a temática, destacando as seguintes análises: Primeiras dissertações envolvendo Etnomatemática; Dissertações e teses envolvendo etnomatemática, classificadas por décadas; Principais pesquisadores/orientadores de dissertações e teses envolvendo Etnomatemática; Mapas representando o número de dissertações e teses por década, distribuídas em seus estados de origem; Mapa representando o número de formação dos pesquisadores em Etnomatemática; Mapa representa o número de atuação profissional dos pesquisadores em Etnomatemática; Índice de ocorrência etno/pg elaborado, através dos currículos lattes dos pesquisadores; Pesquisadores de destaque. Analisando os resultados, foi possível concluir que a Etnomatemática já se configura uma linha de pesquisa consolidada e legitimada no meio acadêmico. Pesquisadores brasileiros e de todo mundo, cada vez mais buscam pesquisar nessa área. Com isso, acreditamos que o presente estudo pode contribuir para, além de fornecer um mapeamento importante e atualizado, que os educadores proporcionem uma aprendizagem matemática mais transdisciplinar, valorizando dimensões culturais, sociais e cotidianas, assim como, ser um estímulo para mais pesquisas na temática. |
Palavras-chave | Educação Matemática, Formação em Etnomatemática, Currículo. |
Forma de apresentação..... | Vídeo |
Link para apresentação | Vídeo |
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