"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 14619

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação
Setor Departamento de Matemática
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Maycon Junio Ivo Vieira
Orientador CAROLINE MENDES DOS PASSOS
Título Desdobramentos de uma formação em Etnomatemática em práticas curriculares
Resumo Maycon Junio Ivo Vieira1
Caroline Mendes dos Passos2

Apresentamos, neste texto, resultados de uma pesquisa de Iniciação Científica, financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq e desenvolvida junto à Universidade Federal de Viçosa no período de agosto de 2020 a julho de 2021. A pesquisa foi desenvolvida com o intuito de discorrer sobre as dissertações e teses em Etnomatemática defendidas no Brasil. O aumento dos pesquisadores aderentes aos objetivos abordados pela Etnomatemática, ressalta a importância dessa temática e confirma a pertinência dos questionamentos propostos por ela. O principal propósito desta investigação foi analisar os Currículos Lattes dos pesquisadores etnomatemáticos,visando dar ênfase para os desdobramentos de uma formação em Etnomatemática, observando de que forma a Etnomatemática se faz presente nos currículos dos diferentes níveis de ensino: Educação Básica, Ensino Superior e Pós-Graduação. O principal procedimento metodológico adotado, considerando a abordagem predominantemente qualitativa, foi o levantamento de todas as dissertações e teses envolvendo Etnomatemática defendidas no Brasil, no intervalo compreendido entre 1985 e 2019. Com isso, baseamos-nos em estudos do tipo prosopográfico, fazendo uso da perspectiva sociológica proposta por Pierre Bourdieu para encaminhar a nossa análise. Para iniciar o processo de organização dos dados a serem analisados foram realizadas buscas em duas fontes distintas, com o objetivo de compor os documentos de pesquisa: o Banco de Teses da Capes; e o Currículo Lattes dos pesquisadores. Desta maneira, apresentamos resultados ao longo de 35 anos de pesquisa envolvendo a temática, destacando as seguintes análises: Primeiras dissertações envolvendo Etnomatemática; Dissertações e teses envolvendo etnomatemática, classificadas por décadas; Principais pesquisadores/orientadores de dissertações e teses envolvendo Etnomatemática; Mapas representando o número de dissertações e teses por década, distribuídas em seus estados de origem; Mapa representando o número de formação dos pesquisadores em Etnomatemática; Mapa representa o número de atuação profissional dos pesquisadores em Etnomatemática; Índice de ocorrência etno/pg elaborado, através dos currículos lattes dos pesquisadores; Pesquisadores de destaque. Analisando os resultados, foi possível concluir que a Etnomatemática já se configura uma linha de pesquisa consolidada e legitimada no meio acadêmico. Pesquisadores brasileiros e de todo mundo, cada vez mais buscam pesquisar nessa área. Com isso, acreditamos que o presente estudo pode contribuir para, além de fornecer um mapeamento importante e atualizado, que os educadores proporcionem uma aprendizagem matemática mais transdisciplinar, valorizando dimensões culturais, sociais e cotidianas, assim como, ser um estímulo para mais pesquisas na temática.
Palavras-chave Educação Matemática, Formação em Etnomatemática, Currículo.
Forma de apresentação..... Vídeo
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