"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 14610

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Química Orgânica
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa PIBIC Ensino Médio
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Maria Eduarda Oliveira de Albuquerque Gonçalves
Orientador ADENILSON ABRANCHES MONTEIRO
Outros membros Luana de Paiva Rodrigues Guimarães
Título Estudo da função oxigenada por meio de modelos alternativos com embalagens de leites fermentados
Resumo O conteúdo da Química Orgânica constitui uma das bases do ensino da química no Ensino Médio e é de extrema importância na formação educacional. No entanto, por demandar uma noção tridimensional, o aprendizado da hibridação dos átomos, importante conteúdo dessa área, é, muitas vezes, prejudicado. Nesse sentido, ao propor a utilização de um modelo alternativo para a hibridação dos átomos de carbono e oxigênio que inclui essa perspectiva tridimensional, essa pesquisa objetiva aperfeiçoar o ensino, de modo que, com a possibilidade de manipulação dos modelos pelos estudantes o assunto possa ser bem compreendido. Além disso, a utilização de materiais simples e de baixo custo torna o trabalho acessível financeiramente e replicável.
Nessa perspectiva, destaca-se também a finalidade ecológica da pesquisa ao promover a reutilização de materiais que seriam habitualmente descartados, estimulando os estudantes para uma educação ecológica e sustentável. Ademais, a pesquisa também propôs uma revisão de literatura sobre as estruturas das ligações químicas, o fenômeno da hibridação nas moléculas orgânicas oxigenadas e o levantamento das principais características físico-químicas dos compostos representativos utilizados para caracterizar a hibridação nas funções oxigenadas.
Na primeira etapa de elaboração dos modelos, foram construídas as estruturas dos orbitais atômicos do carbono e oxigênio sp³ e sp². Nos átomos de carbono e oxigênio sp³, foram coladas 4 embalagens de leite fermentado, representando cada orbital, espaçadas em um ângulo próximo a 109º28’. Nas extremidades das embalagens foram fixados recortes de velcro para fixação do hidrogênio, uma esfera de isopor com 50 mm de diâmetro. Os modelos atômicos de carbono e oxigênio sp² foram construídos de forma análoga, distinguindo apenas na utilização de 5 embalagens de leite fermentado, sendo 3 embalagens com um espaçamento angular de aproximadamente 120º no mesmo plano representando os orbitais híbridos, duas perpendicular representando um único orbital “p” e furos em embalagens opostas para o encaixe de fios de cobre. Para a distinção entre modelos, convencionou-se a utilização de adesivo "contact" vermelho para o oxigênio e azul para o carbono. No caso dos modelos de oxigênio, também foram coladas duas esferas de isopor com 20 mm de diâmetro em duas das embalagens, representando os pares de elétrons não ligantes nos orbitais híbridos.
A partir desses modelos, foram construídas as moléculas representativas das funções oxigenadas, como álcool, éster, éter, entre outras. A ligação sigma entre os átomos foi representada por uma luva de PVC e a ligação π pelos fios de cobre.
Por fim, a utilização e manipulação desses protótipos em sala de aula possibilitou um maior contato dos estudantes com a estrutura atômica e uma melhor compreensão do conteúdo da hibridação. A comparação entre os modelos e as imagens utilizadas, mostra como os exemplares ilustram de forma bastante próxima à conformação dos orbitais.
Palavras-chave Hibridação, química orgânica, funções oxigenadas
Forma de apresentação..... Vídeo
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